Jogos de terror de sobrevivência costumam testar os limites físicos dos personagens privando-os de necessidades fundamentais, seja por longos tempos de permanência em ambientes inóspitos como desertos, ou sequestrados em cativeiros, ou ainda, internados em instituições sem condições humanitárias.
A poucos passos do além... |
A ideia da regra aqui proposta é descobrir quanto tempo um personagem suporta antes de desfalecer e precisar então ser ressuscitado.
A cada período de tempo ficcional de jogo sua Constituição (CON) é comparada pelo cálculo do teste resistido contra uma Potência cumulativa, caso o resultado seja uma falha automática, ele sucumbe e depende de cuidados imediatos de emergência para tentar sobreviver. A Potência cumulativa de cada privação varia, mas o resultado é o mesmo, quanto maior a CON do personagem, mais tempo ele suporta antes de perder completamente a consciência e começar a morrer.
Recomendo imprimir este artigo, recortar as fórmulas e fixá-las no verso da divisória do Narrador, afinal, RPG é na mesa, e não no livro!
Dias sem comida
Teste Resistido: CON vs. +1 de Potência por dia de jejum completo.
Exemplo: Após resistir até hoje, um personagem que possui CON 11 chega a 21 (vinte e um) dias sem comer nada, apenas se hidratando. CON 11 vs. Potência de Fome 21: (11 - 21) x 5 + 50 = 0%, ou seja, fracasso automático, o personagem entra em inanição terminal e necessita imediatamente de nutrição parenteral (nas veias) para tentar sobreviver.
Dias sem água
Teste Resistido: CON vs. +4 de Potência por dia sem nenhuma hidratação.
Exemplo: O mesmo personagem do exemplo anterior chega a 6 (seis) dias sem ingerir líquidos nem mesmo de alimentos sólidos. CON 11 vs. Potência de Sede 24 (6 x 4): (11 - 24) x 5 + 50 = -15%, ou seja, fracasso automático, o personagem entra em desidratação fatal e precisa receber soro intravenoso imediatamente para tentar sobreviver.
Noites sem dormir
Teste Resistido: CON vs. +9 de Potência por noite de privação de sono.
Exemplo: O mesmo personagem chega a 3 (três) noites em claro, sem conseguir dormir. CON 11 vs. Potência de Sono 27 (3 x 9): (11 - 27) x 5 + 50 = -30%, ou seja, fracasso automático, o personagem entra em colapso cardíaco por privação de sono e precisa imediatamente de ressuscitação cardíaca e coma induzido para tentar sobreviver.
Minutos sem respirar
Teste Resistido: CON vs. +7 de Potência por minuto de apneia.
Exemplo: Ainda o mesmo personagem, chega a 3 (três) minutos sem respirar, numa atmosfera inerte, sem oxigênio. CON 11 vs. Potência de Apneia 21 (3 x 7): (11 - 21) x 5 + 50 = 0%, ou seja, fracasso automático, o personagem entra em morte cerebral por asfixia e precisa ser imediatamente entubado com oxigênio para tentar sobreviver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário