Translate

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Eras Civilizacionais tecnológicas para o Sistema Daemon

Viemos em paz,
leve-me ao seu líder!

O Sistema Daemon traz quase todo o material necessário para aventuras em escala cósmica, por exemplo, robôs gigantes (Anime), implantes cibernéticos (Invasão/Anime), poderes paranormais (Invasão/Supers), mutações genéticas (Supers/Invasão/Inimigo Natural), porém, ainda faltava avançá-lo a um futuro de conquistas tecnológicas interestelares, dominado por uma miríade de civilizações alienígenas cuja coexistência conosco tem sido desmentida pelas agências governamentais de investigação.

Por isso, pesquisei um cenário padrão de Ficção-Científica que pudesse ser utilizado em qualquer mesa de jogo. Caso queira variar de civilização jogando com outra além da Terráquea, teste na tabela a seguir (substitua os nomes à vontade pelos de sua preferência ou criatividade):

2d6

Civilização

Epíteto

2

Precursores Abusivos

Trazem a destruição às civilizações galáticas insolentes

3

Élfica Obscura

Seita obscura, dogmática e ameaçadora de elfos espaciais

4

Ninfas

Garotas espaciais de peles turquesa (fan-service)

5

Sintética

Formas de vida robótica alienígena

6

Terráquea (Humana)

Povo hominídeo (inclui ciborgues, mutantes e seus robôs)

7

(Outra) Raça Irrelevante

Diferenciada, diversificada e sem importância

8

Abominação Terrível

Comanda um exército de zumbis robóticos

9

Reptóide

Povo guerreiro orgulhoso (servido por povos alienígenas escravizados)

10

Cinzenta (Greys)

Povo sábio orgulhoso, de ativistas cósmicos antinucleares

11

Nórdica (Elfos espaciais)

Elfos espaciais, com avanços filosóficos além de tecnológicos

12

Vírus Robótico

Nano-Robôs aniquiladores da vida orgânica, com sua horda de Insetóides e ciberzumbis saqueadores infectados

Em vez de basear os avanços tecnológicos dessas Civilizações apenas nos breves períodos já vividos na História terráquea, considerei as Eras do desenvolvimento das Civilizações cósmicas, conforme o consenso intuitivo de nossos espíritos reencarnados há vários ciclos existenciais, e os graus da escala de consumo energético de Nikolai Kardashev.

Grau
Kardashev

Era Civilizacional

Decadência (K-)

Contato/Invasão
Alienígena

KI

Domínio Planetário

KI- Era das Trevas

5%/25%

KI+

Colônias Interplanetárias


10%

KII

Exploração/Colonização do Sistema Estelar

KII- Grande Guerra Global

15%/35%

KII+

Exploração/Colonização Interestelar


20%

KIII

Apogeu da Metrópole Galática

KIII- Derrocada da Metrópole Galática

30%/45%

KIII+

Supremo Domínio Intergalático


40%

KΩ

Destino Transcendente

KΩ- Aniquilação como Precursores Negligentes

50%/55%

Exemplo: Suponhamos que a Civilização Humana colonize todo o Sistema Solar, o que equivale ao grau Kardashev II (KII), com 15% de chance de um novo Contato com outra Civilização Alienígena, tirando 01 no teste, é isso que acontece. É determinado (10 em 2d6) que a Humanidade encontra a Civilização Cinzenta, um povo interestelar (KII+) sábio e orgulhoso, que traz avanços, impulsionando a Civilização Humana à Exploração e Colonização Interestelar (KII+), com 20% de chance de outro Contato Alienígena. Naquele estágio anterior, caso a Humanidade tivesse encontrado, por exemplo, com a Civilização Reptóide (9 em 2d6), um povo interestelar (KII+) guerreiro e orgulhoso, poderia ser desencadeada uma Invasão Alienígena que traria retrocesso tecnológico à Humanidade (KII-, Grande Guerra Global).

Outra utilidade para este sistema de código é determinar a Era Civilizacional tecnológica e o padrão racial utilizado nas Perícias tecnológicas dos personagens.

Exemplo: Um engenheiro de espaçonaves humano que soubesse a perícia Engenharia/Espacial (KI Terráquea) teria dificuldades (divisão de sua perícia pela metade) para mexer numa espaçonave KI Reptiliana, e não saberia projetar reatores interplanetários entre a Terra e Marte, pois seria necessário que soubesse de Engenharia/Espacial (KI+ Terráquea), ficando limitado à órbita da Terra e a sua Lua. Do mesmo modo, um Engenheiro/Espacial (KII Terráquea) saberia todo o conhecimento tecnológico precedente (KI e KI+ Terráquea).

Durante as Eras de decadência (KI-, KII-, KIII- e KΩ-) os personagens continuam tendo os mesmos graus de conhecimento tecnológico de antes, porém, estão impossibilitados de construírem novos dispositivos por falta das cadeias logísticas, tendo que se contentar em encontrar e consertar os que já existem. E como não há como transmitir tais conhecimentos, os antigos levam ele para o túmulo e as novas gerações são obrigadas a redescobri-los e desenvolvê-los novamente desde o início.

Este conteúdo é genérico o suficiente para ser utilizado em outros sistemas de jogo além do Daemon. Recomendo imprimir este artigo, recortar as tabelas e fixá-las atrás da divisória do mestre de jogo, afinal, RPG é na mesa, e não no livro! Aguardem mais material para campanhas de Ficção Espacial no Sistema Daemon!

Nenhum comentário:

Postar um comentário