Esta é uma forma alternativa, adaptada do jogo Kult, de lidar com intoxicação por venenos e drogas no Sistema Daemon, por meio do grau de dano à Constituição (CON) do personagem que falhe num Teste de Constituição e seja afetado pela substância tóxica. Após sortear o dano à CON, basta comparar a CON restante aos valores no topo da Tabela para saber qual efeito a substância teve no personagem. As substâncias estão ordenadas das mais para as menos perigosas em termos de efeitos nas regras de jogo.
Veneno (Perícia de obtenção) |
Dano |
CON 12- |
CON 9- |
CON 6- |
CON 0- |
Gás Neurotóxico (Química) |
-3d10 |
Visão turva |
Cãibras |
Morto |
Morto |
Acônito (Herbalismo) |
-3d10 |
Indisposto |
Muito indisposto |
Morto |
Morto |
Arsênico (Química) |
-3d10 |
Náusea |
Indisposto |
Morto |
Morto |
Beladona (Herbalismo) |
-3d10 |
Taquicardia |
Visão turva |
Convulsões |
Inconsciente |
LSD (Química) |
-3d10 |
Confuso |
Confuso |
Alucinado |
Alucinado |
Cocaína (Química) |
-3d10 |
Eufórico |
Eufórico |
Maníaco |
Alucinado |
Anfetaminas (Química) |
-3d10 |
Sem efeito |
Estimulado |
Superestimulado |
Hiperativo |
Ópio, Morfina, Heroína (Herbalismo, Química) |
-3d10 |
Sedado |
Sedado |
Apático |
Apático |
Monóxido de carbono (Química) |
-2d10 |
Confuso |
Inconsciente |
Morto |
Morto |
Gás mostarda (Química) |
-2d10 |
Prurido |
Machucados na pele |
Feridas na pele |
Morto |
Cianureto (Química, Herbalismo) |
-2d10 |
Náusea |
Indisposto |
Muito indisposto |
Morto |
Digitalis (Herbalismo) |
-2d10 |
Sem efeito |
Taquicardia |
Parada cardíaca |
Morto |
Veneno de Cobra (Zoologia) |
-2d10 |
Rigidez |
Cãibras |
Paralisia |
Morto |
Estricnina (Herbalismo, Química) |
-2d10 |
Euforia |
Irritação |
Cãibras |
Morto |
Veneno de Escorpião amarelo (Zoologia) |
-2d10 |
Dor intensa |
Fraqueza |
Hemorragia |
Morto |
Veneno de Viúva Negra (Zoologia) |
-2d10 |
Náusea |
Sudorese |
Calafrios |
Morto |
Clorofórmio (Química) |
-2d10 |
Sem efeito |
Confuso |
Inconsciente |
Inconsciente |
Haxixe, Maconha (Herbalismo) |
-2d10 |
Sem efeito |
Sedado |
Sedado |
Apático |
Curare (Zoologia) |
-3d5 |
Sem efeito |
Rigidez |
Paralisia |
Morto |
Sonífero, pílulas (Herbalismo, Química) |
-2d5 |
Muito sono |
Inconsciente |
Inconsciente |
Morto |
Éter, Cola de Sapateiro (Química) |
-2d5 |
Confuso |
Inconsciente |
Inconsciente |
Morto |
Gás lacrimogêneo (Química) |
-2d5 |
Sem efeito |
Irritação |
Lágrimas |
Cego |
Álcool 10% (Química, Artes/Culinária) |
-2d5 |
Embriagado |
Bêbado |
Muito bêbado |
Inconsciente |
Exemplo: Um personagem tem CON 11 e resolve tomar uma dose de bebida alcoólica. Após um certo período a bebida começa a agir e o jogador rola 2d5 de dano temporário à sua CON, tirando 9 e ficando com CON 2, o que é abaixo de CON 6 e acima de CON 0, portando o personagem fica muito bêbado, e com sua CON prejudicada enquanto não se recuperar da ressaca.
Lembrando que, quando o personagem sobrevive ao uso de alguma substância entorpecente (LSD, Cocanína, Anfetaminas, Opióides, Canabinóides, Sonífero, Éter, Álcool), há grandes chances dele se tornar dependente dela, adquirindo então o Aprimoramento Negativo "Drogado" ou "Alcoólatra" caso falhe num Teste difícil (modificado para metade do valor de teste) da sua Força de Vontade (WILL).
A exposição a algumas dessas toxinas é comum em acidentes domésticos (Monóxido de Carbono, Cianureto das sementes de algumas frutas) evitáveis ou com animais peçonhentos (Cobras, Escorpião amarelo, Viúva Negra), embora também possa ser fruto de sabotagem ou de algum ato criminoso premeditado, o que exige perícia e investigação por parte da polícia técnica para desvendar o possível crime.
As substâncias venenosas ou drogas por ingestão (Sonífero, Curare, Estricnina, Digitalis, Cianureto, Beladona, Arsênico, Acônito) ou inalantes como o Clorofórmio são muito utilizados por abusadores, ladrões, espiões e assassinos para entorpecerem ou eliminarem suas vítimas, muitas vezes fazendo parecer que foi um ato suicida. Por conta desse risco, os agentes secretos e as pessoas poderosas tomam sempre muito cuidado com a procedência do que ingerem quando atuam em campo ou em público.
Quem estaria por trás dos atentados? |
Dentre as substâncias tóxicas listadas há muitos gases voláteis (Gás Neurotóxico, Gás Mostarda, Gás Lacrimogêneo) de uso restrito a pelotões de choque ou a forças militares em guerra química, mas que podem ser também utilizados indevidamente contra civis indefesos por grupos terroristas, possivelmente sob influência demoníaca para obtenção velada do sacrifício coletivo de almas humanas para negociação nos mercados infernais.
Todas essas substâncias são aqui descritas com intenção informativa e esclarecedora, para conscientização de seus riscos por meio da dramatização de seus efeitos em jogo, não havendo nenhuma apologia ao uso, muito pelo contrário, pois trata-se de obra de ficção com viés educativo.
Recomendo imprimir este artigo, recortar a tabela e fixá-la detrás da divisória do Narrador, afinal, RPG é na mesa, e não no livro!
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