Prosseguindo em tornar o Sistema Daemon mais adequado a cenários de Ficção Espacial, é importante saber o grau de instrução (escolaridade) equivalente dos tripulantes de uma espaçonave, principalmente de seus oficiais de ciências, engenharia e comunicações.
A ideia é segregar os pontos dedicados a Perícias Intelectuais (baseadas em Inteligência - INT) para determinar o grau de instrução equivalente de um personagem, como na tabela a seguir:
Pontos de |
Grau de Instrução equivalente |
360 |
Pós-Doutorado (mín. 27 de idade) |
300 |
Mestrado (mín. 21 de idade) |
270 |
Especialização (mín. 18 de idade) |
240 |
Graduação (mín. 15 de idade) |
210 |
Tecnólogo (mín. 12 de idade) |
180 |
Ensino Médio completo (INT 12+) |
165 |
2º Colegial (INT 8+) |
150 |
1º Colegial (INT 4+) |
135 |
Ensino Fundamental completo |
120 |
8º Ano |
105 |
7º Ano |
90 |
6º Ano |
75 |
1º Ciclo do Fundamental completo |
60 |
4º Ano |
45 |
3º Ano |
30 |
2º Ano |
15 |
1º Ano (alfabetização) |
0 |
Analfabeto funcional |
Exemplo: Ao criar um personagem de 18 anos (18 x 10 = +180 Pontos de Perícias) com INT 15 (15 x 5 = +75 Pontos de Perícias, 255 no total), seria preciso gastar 180 pontos em perícias intelectuais para que ele fosse formado no Ensino Médio, restando apenas 75 pontos para outras habilidades. Como o jogador prefere investir em outra variedade de perícias, o personagem acaba tendo seu grau de instrução prejudicado, como se fosse um aluno repetente ou desistente antes da conclusão do colegial, ou que se formou mal, com péssimas notas e algumas deficiências educacionais.
É importante manter o registro desse total de Pontos em Perícias Intelectuais na ficha do personagem, pois seu valor dividido por 5 (cinco) (como se os pontos de perícia fossem reduzidos a um atributo extra de Instrução) pode ser utilizado para Testes de Perícia em idiomas em geral ou em conhecimentos gerais, da seguinte forma:
- Valor pela metade, para estudar a tradução de palavras isoladas em línguas estrangeiras (ou alienígenas) distantes de sua língua materna, ou para testes de conhecimentos eruditos, de cultura clássica;
- Valor normal, para estudar a tradução de palavras isoladas em línguas estrangeiras semelhantes a sua língua materna, ou para testes de conhecimentos em atualidades do noticiário;
- Valor dobrado, para compreensão de discursos complexos em sua própria língua materna, ou para testes de conhecimentos gerais da cultura popular.
Recomendo imprimir este artigo, recortar a tabela e a regra de teste de Instrução e fixá-las detrás da divisória do mestre de jogo, afinal, RPG é na mesa, e não no livro!
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