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domingo, 16 de outubro de 2022

Graus de Instrução para o Sistema Daemon

Prosseguindo em tornar o Sistema Daemon mais adequado a cenários de Ficção Espacial, é importante saber o grau de instrução (escolaridade) equivalente dos tripulantes de uma espaçonave, principalmente de seus oficiais de ciências, engenharia e comunicações.

A ideia é segregar os pontos dedicados a Perícias Intelectuais (baseadas em Inteligência - INT) para determinar o grau de instrução equivalente de um personagem, como na tabela a seguir:

Regra opcional compatível
com o Sistema Daemon


Pontos de
Perícias
INT

Grau de Instrução equivalente

360

Pós-Doutorado (mín. 27 de idade)

300

Mestrado (mín. 21 de idade)

270

Especialização (mín. 18 de idade)

240

Graduação (mín. 15 de idade)

210

Tecnólogo (mín. 12 de idade)

180

Ensino Médio completo (INT 12+)

165

2º Colegial (INT 8+)

150

1º Colegial (INT 4+)

135

Ensino Fundamental completo

120

8º Ano

105

7º Ano

90

6º Ano

75

1º Ciclo do Fundamental completo

60

4º Ano

45

3º Ano

30

2º Ano

15

1º Ano (alfabetização)

0

Analfabeto funcional

Exemplo: Ao criar um personagem de 18 anos (18 x 10 = +180 Pontos de Perícias) com INT 15 (15 x 5 = +75 Pontos de Perícias, 255 no total), seria preciso gastar 180 pontos em perícias intelectuais para que ele fosse formado no Ensino Médio, restando apenas 75 pontos para outras habilidades. Como o jogador prefere investir em outra variedade de perícias, o personagem acaba tendo seu grau de instrução prejudicado, como se fosse um aluno repetente ou desistente antes da conclusão do colegial, ou que se formou mal, com péssimas notas e algumas deficiências educacionais.

É importante manter o registro desse total de Pontos em Perícias Intelectuais na ficha do personagem, pois seu valor dividido por 5 (cinco) (como se os pontos de perícia fossem reduzidos a um atributo extra de Instrução) pode ser utilizado para Testes de Perícia em idiomas em geral ou em conhecimentos gerais, da seguinte forma:

  • Valor pela metade, para estudar a tradução de palavras isoladas em línguas estrangeiras (ou alienígenas) distantes de sua língua materna, ou para testes de conhecimentos eruditos, de cultura clássica;
  • Valor normal, para estudar a tradução de palavras isoladas em línguas estrangeiras semelhantes a sua língua materna, ou para testes de conhecimentos em atualidades do noticiário;
  • Valor dobrado, para compreensão de discursos complexos em sua própria língua materna, ou para testes de conhecimentos gerais da cultura popular.

Recomendo imprimir este artigo, recortar a tabela e a regra de teste de Instrução e fixá-las detrás da divisória do mestre de jogo, afinal, RPG é na mesa, e não no livro!

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