Translate

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Música Espacial Brasileira

Ao longo da vida tenho colecionado algumas trilhas sonoras temáticas que eu gostaria muito de compartilhar. Dentre elas, apresento uma breve lista de músicas populares brasileiras voltadas ao espaço sideral.

"2001", Os Mutantes

A imagem que temos dos astronautas como sendo atletas e cientistas de extensa formação deve mudar com a popularização dos meios de transporte aeroespacial, e até mesmo os mais caipiras terão seu lugar entre as estrelas!


"Lindo Balão Azul", Guilherme Arantes

Um clássico que nos remete à infância, trazia todos os elementos do cosmos e as motivações de quem quer ser um astronauta quando crescer!



"Levantados do Chão", Milton Nascimento e Chico Buarque

Hoje sei que a música fazia referência ao problema grave dos desterrados e retirantes apátridas, porém, minha primeira reação à visão poética desta letra foi vislumbrar os operadores de uma fazenda em órbita, e acredito que, futuramente, o sentido original da música possa vir a ser atualizado.


"Estrela Solitária" e "Universo", Rumo

O lirismo paulista do Grupo Rumo toca com sensibilidade e metáforas em temas universais e astrofísicos, da forma mais brasileira possível que o espaço permite.


Relações Interplanetárias

E o que seria dos contatos imediatos de primeiro grau sem as relações amorosas entre formas de vida alienígenas entre si? Capitão Kirk e sua queda por garotas da pele verdinha que o diga!


"Marcianita", vários intérpretes, inclusive Os Mutantes

Imagine como serão os classificados amorosos, esses arcaicos predecessores do Tinder, entre um  jovem terráqueo e uma marciana solitários.


"Mulher de Antena", Corindó

Este forró universitário de elevada qualidade musical traz os conselhos de um pai, muito preocupado com o relacionamento de seu filho com uma moça literalmente de outro mundo!

E aqui me despeço dessa trilha musical cósmica. Apesar do tom humorístico de algumas das músicas indicadas, acredito que todas elas podem ser encaixadas de alguma forma como tema de personagens em sessões de RPG de Ficção Espacial. Até a próxima playlist!

Nenhum comentário:

Postar um comentário