Translate

sábado, 8 de outubro de 2022

Potência de Venenos para o Sistema Daemon

Eu voltei a publicar com maior frequência aqui no Blog, com um foco nos sistemas de RPG nacionais, como uma forma de incentivo aos valores culturais e artísticos nacionais e regionais, e à difusão de nossas manifestações artístico-culturais populares. Espero que curtam e aproveitem, pois RPG é na mesa, não no livro! Vamos ao conteúdo!


Ao folhear a lista de venenos fornecida pelo Guia de Armas Medievais, senti a falta de um teste de resistência aos venenos, bem como de uma lista mais completa dos venenos mais comuns na literatura ficcional mundial dos investigadores, aventureiros e espiões. Adaptei então as regras e venenos do sistema Basic Role-Playing da Chaosium para o nosso querido Daemon.

Uma regra alternativa para lidar com envenenamento no Sistema Daemon então seria fazer um teste de Constituição (CON) vs. Potência do veneno após o tempo de incubação. Regra semelhante também se aplica a infecções por doenças contagiosas, e futuramente pretendo publicar também algo a respeito.

Veneno (Perícia de obtenção)

Velocidade
de Incubação

Potência

Sintomas

Veneno de Naja (Zoologia)

imediato

25

(7d6 PV)

Curare (Zoologia)

1 turno

25

Paralisia muscular (FR 6D), falha respiratória (3d6 PV)

Cianureto (Química, Herbalismo)

1-15 min

20

Tontura, convulsões, desmaio

Estricnina (Herbalismo, Química)

10-20 min

20

Contrações musculares violentas, asfixia

Veneno de Cobra (Zoologia)

15-60 min

16

Convulsões, falha respiratória (3d6 PV)

Arsênico (Química)

30 min a 24h

16

Dor (queimação) (1d2 PV/hora), vômito, diarreia violenta (DEX 4D)

Beladona (Herbalismo)

2h a 2 dias

16

Taquicardia, visão turva, convulsões

Clorofórmio (Química)

1 turno

15

Inconsciência, respiração deprimida

Veneno de Cascavel (Zoologia)

15-60 min

10

Vômito (DEX 3D), espasmos violentos, visão amarelada (6d6 PV)

Veneno de Escorpião (amarelo) (Zoologia)

24-48 horas

9

Dor intensa, fraqueza, hemorragia

Veneno de Viúva Negra (Zoologia)

2-8 dias

7

Calafrios, sudorese, náusea (DEX 2D)

Sonífero (pílulas) (Herbalismo, Química)

10-30 min

6

Sono normal, +5% de falha respiratória/cada dose adicional


Exemplo: Um personagem detetive, ao vasculhar prateleiras na escuridão, não vê as teias e acaba sendo picado por uma aranha viúva negra. Apesar da dor da maceração no local da picada, ele não identifica o animal que o picou, portanto não utiliza nenhum antídoto no período sorteado (2d6 dias, máximo de 8 dias) de 7 dias, quando o veneno faz efeito (Potência 7 contra sua CON 9, 60% para resistir, tira 94 e falha) e ele começa a ter calafrios, suar frio e passar mal, reduzindo sua Destreza (DEX 10) em 2d6, tira 8 e fica reduzido a DEX 2 até passar num próximo teste diário de Potência do veneno contra Constituição.

Percebe-se daí que, caso o personagem intoxicado detecte o envenenamento (Teste de Percepção) e identifique o veneno (Teste de Medicina/Primeiros Socorros com um Kit Diagnóstico) a tempo, pode aplicar um antídoto para evitar seus efeitos, ou pelo menos reduzi-los se já tiverem se manifestado. Também é importante que os personagens aventureiros lembrem-se de levar consigo os antídotos dos venenos dos animais peçonhentos mais comuns na região em que forem se aventurar, para acelerar a aplicação em caso de acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário