Regras opcionais compatíveis com M&M 2ª Edição |
A ideia é, a partir de uma árvore de opções, por exclusão, determinar a Atitude Social e qualquer condição Abalado que possa haver em um personagem não-jogador, em relação aos personagens jogadores em determinado contexto da sessão de jogo, anotando-se o resultado para uso imediato dentro da cena. A árvore de opções é a seguinte:
- Calma (atitude Indiferente) CD 10, senão;
- Esperança (nenhum abalo) CD10, senão (condição) Abalado por:
- Desespero CD 10, senão;
- Medo.
- e, Amor (atitude Amigável) CD 10, senão;
- Ódio (atitude Inamistoso).
Modificadores da CD de Personalidade: +1 ou +2 por má apresentação ou por má impressão, incluindo situações desfavoráveis, como dentro de um covil de vilões sob alerta de intrusos, por exemplo.
Modificadores da rolagem: +1 ou +2 por boa apresentação ou por boa impressão, incluindo situações favoráveis, como num evento comemorativo público, por exemplo.
Atitudes piores do que Inamistoso, ou condições piores do que Abalado, exigirão testes de influência ou Intimidação por parte dos Vilões, e atitudes melhores do que Amigável, testes por parte dos Heróis, já durante as cenas do jogo, ainda que fora da vista dos jogadores, em alguns casos.
Estas regras também servem para sessões de RPG Solo, ou como Oráculo de inteligência artificial para jogos Sem Mestre. Recomendo que imprimam este artigo, recortem a árvore de opções e seus modificadores entre as linhas pontilhadas e os fixem por detrás do Escudo do Mestre de Jogo, pois RPG é na mesa, não no livro!
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