Translate

segunda-feira, 6 de março de 2023

Prós e Contras do Sistema Daemon


Tendo já conhecido melhor o RPG de autoria de Marcelo Del Debbio, sinto-me agora capaz de definir seus pontos fortes e seus problemas, além de sugerir soluções onde couberem.

Em minha análise anterior eu ainda não havia percebido o quão idênticos os atributos propostos pelo Sistema Daemon são daqueles presentes em GURPS (Força, Inteligência, Destreza, Percepção e Força de Vontade), somados a três atributos presentes no Sistema de Kult (Constituição, Carisma e Agilidade), do qual o autor extraiu também literalmente toda a mitologia dos anjos cenobitas de Metrópolis. O primeiro ponto positivo, e original à época, foi que, ao distinguir Destreza de Agilidade, ele pôde distribuir melhor as perícias entre os dois, evitando o desequilíbrio de um atributo mais forte que todos os outros, uma mecânica de jogo que só seria vista novamente na recente 3ª Edição de Mutantes e Malfeitores!

Os Índices de Proteção diferenciados entre cinético, balístico, contra fogo, contra gases, contra eletricidade, contra ácido, contra frio e contra vácuo também parecem ter se originado no Sistema Kult.

Outro acerto foi ter assimilado a mecânica de Pontos Heroicos suplementares aos Pontos de Vida após aquela versão do Tagmar Daemon, o que também homenageia outra grande obra original do RPG brasileiro!

Eu já havia comparado a rolagem de percentagem ao Sistema de Chamado de Cthulhu, da Chaosium, porém, à época não conhecia ainda o uso paralelo da Tabela de Progressão de Testes à guisa das estatísticas heroicas do Sistema Marvel Superheroes, da TSR, o que o torna bem mais versátil durante as sessões de jogo!

Como eu me ative aos atributos, ainda não havia tocado no sistema de magia "inspirado" nas Formas e Caminhos do Sistema do Ars Magica, unido a um sistema de graduações de Focus equivalente às famigeradas "bolinhas" do Sistema Storyteller, também tornado mais versátil e organizado por meio de outra Tabela de Progressão específica. Tal conceito foi tão bem sucedido que acabou replicado nos sistemas de Poderes Psíquicos e de Superpoderes - este com uma Tabela de Progressão mais completa -, além do sistema de Pontos de Fé, que se destaca como o mais original dentre eles! Há também um problema editorial gerado pelo esgotamento do manual básico de Trevas, única publicação da editora Daemon que trazia as regras para os caminhos naturais das Plantas, Animais e Humanos, e da Metamagia, problema este que talvez seja sanado neste ano de 2023 com a prevista quinta edição de Trevas!

Não há como não comparar a lista de Aprimoramentos do Sistema Daemon à lista de Vantagens do GURPS e, posteriormente, a lista de Aprimoramentos Negativos à lista de Desvantagens do GURPS, assim como as listas de Cibernéticos ao GURPS Cyberpunk, e as listas de Poderes Vampíricos, Angelicais, Demoníacos e Espectrais aos poderes do Sistema Storyteller, também com destaque especial para estes poderes pelas suas extensas pesquisas mitológicas e originalidade!

Por fim, na criação e desenvolvimento do personagem, a distribuição de pontos de atributo e de perícias se assemelham ao GURPS, enquanto a distribuição de pontos de aprimoramento e poderes se assemelham ao Sistema Storyteller, com o qual também se assemelha o ganho de Pontos de Experiência e a graduação em Níveis de Personagem, uma mistura tal que reapareceria mais recentemente nos Sistemas True20 e no Nível de Poder dos personagens de Mutantes e Malfeitores, ambos da Green Ronin. Posteriormente, a adoção de Kits de Personagens se assemelharia aos Modelos de Personagem da 4ª Edição do GURPS, uma ótima forma de acelerar a criação de protagonistas e NPCs!

Assim, considero que falte ao Sistema Daemon algumas mecânicas importantes para jogos de ação, como as de proezas físicas de salto em altura e em distância, ou a de distâncias e danos de arremessos por peso do objeto, por exemplo, o que não é difícil de se calcular e propor utilizando a própria tabela de progressão de testes oferecida pelo próprio sistema, inclusive propondo o uso de régua de distâncias sobre um tabuleiro para jogos táticos com tiroteios e cobertura. Também considero que hajam redundâncias entre os sistemas de magia, poderes psíquicos e superpoderes, e que bastaria renomear os Caminhos de Magia para que ele servisse perfeitamente no lugar dos outros dois, inclusive permitindo a criação de Próteses Cibernéticas e de Invenções de Superciência utilizando-se as mesmas regras da criação de itens mágicos! Isso seria uma solução elegante para torná-lo um Sistema praticamente Universal e bem mais fácil de ser dominado pelos narradores!

Agora sou capaz de perceber também as vocações a serem melhor exploradas pelo Sistema Daemon, como a Ufologia, a Ficção Científica e o Terror Espacial no cenário de Invasão, a expansão de Cães de Guerra para cenários de Espionagem, Investigação Policial, Faroeste Caboclo e Máfia (Crime Organizado), cenários de Terror Psiquiátrico (institucional), Biotecnológico (Teratológico) e de Superciência (cientistas loucos) para Trevas, cenários de Aventura (Expedições) à Castlevania, Indiana Jones ou Metroid para Arkanun, cenários de Agentes Marciais à Street Fighter para Anime ou Supers, cenários de Fantasia Urbana, Fantasia Histórica e Fantasia Espacial para Arcádia, entre outros a serem aproveitados por quem já está cansado da mesmice em termos de suplementos traduzidos!

É comum desmerecer os sistemas nacionais como sendo apenas cópias de partes de sistemas estrangeiros, porém eu digo que a mistura de mecânicas e de conteúdos originais do Sistema Daemon acabou por torná-lo único e digno de ser apreciado em nossas mesas de RPG!

2 comentários:

  1. A maior falha de Daemon é ser essa coxa de retalhos que faz CADA UMA dessas mecânicas serem sub-sistemas próprios sem ligação uma com as outras, sem capacidade de intercambiarem entre si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Tabelas de Progressão de Testes e de Magias, e os testes resistidos (ativo-passivos) são o verdadeiro núcleo do Sistema. Infelizmente há muita redundância entre Poderes sobrenaturais e incompatibilidade entre alguns Sistemas. Esperemos que a anunciada publicação da 5ª Edição de Trevas para este ano de 2023 corrija ao menos parte disso.

      Excluir