Translate

quarta-feira, 15 de março de 2023

Sistemas para narrar no Encontro D30 "Mentira"

Há muito tempo demonstrei meu processo decisório ao participar dos tradicionais Encontros bimestrais promovidos pelo Grupo D30 aqui em Brasília, capital do país. Este mês repito a dose, indicando vários Sistemas de RPG fora de catálogo para ajudar a quem está em dúvida sobre o que narrar no próximo Encontro D30 de abril, cujo tema é Mentira!

Não é sempre que um nobre barão cede seu próprio sobrenome de família para dar nome à síndrome dos mitomaníacos (mania de, digamos, "faltar com a verdade")! As Extraordinárias Aventuras do Barão de Munchausen é um jogo narrativo (vendido como RPG) sem dados, no qual aristocratas cosmopolitas dos mais diversos títulos de nobreza se reúnem com suas moedas ao redor de uma boa mesa de banquete para se desafiarem a contar suas mais inacreditáveis peripécias uns aos outros. O melhor contador de vantagens termina com o maior galardão de moedas e, portanto, deve honradamente pagar uma boa rodada de bebidas aos convivas!

Hoje em dia vivemos na Era da Pós-Verdade, da Guerra Híbrida (Operações Psicológicas - Psi-Ops), da polarização e da desinformação (Fake News), mas é como se tudo pelo que passamos agora já estivesse previsto há muito tempo! Illuminati foi um famoso jogo de baralho que ajudou a Steve Jackson Games a sustentar financeiramente sua produção de RPG, e que acabou por se tornar um cenário completo de conspirações desenvolvido para a terceira edição de GURPS. O próprio baralho poderia ser utilizado para se montar as redes de intrigas a serem desvendadas durante a sessão de RPG. Ainda que muitos ditos jogadores de RPG guardem certo preconceito com o sistema GURPS e que não haja mais nenhuma editora nacional oferecendo suporte ao sistema, o livro de cenário é compatível com qualquer outro sistema de ambientação moderna!

Já em Paranóia, a família de cada jogador é composta de clones deles, sujeitos a morrerem tão facilmente quanto as poucas vidas de um personagem de videogame! Elas habitam um complexo subterrâneo que as protege das ogivas nucleares dos comunistas desde o fim da Guerra Fria, graças ao seu amigo, o Computador! Infelizmente ainda há problemas a resolver, como outras facções comunistas e mutantes disfarçados que, como você, devem se manter em segredo sob risco de vida, enquanto galga todas as cores do espectro de privilégios de acesso rumo ao ultravioleta! É importante mencionar que o Complexo Alfa também está prestes a ganhar seu próprio jogo eletrônico na Steam!

Outro RPG do mesmo autor (Greg Costikyan) trata daqueles desenhos animados em que aconteciam coisas que não pareciam verdade: Toon! Neste sistema muito simples - que chegou a ser publicado em português pela Devir - em que os personagens, sejam bichos ou bonecos, saem de cena por alguns minutos em vez de morrerem definitivamente, toda a ação se passa como num episódio de desenho animado, repleto de invenções malucas compradas de empresas sem credibilidade (ACME), listas que coisas que podem acontecer ao seu personagem, e leis da física tão subjetivas quanto a atenção de um jogador distraído ou a autoridade de um mestre de jogos ocupado! É como brincar de faz-de-conta, com coisas de mentira, assim não há como fugir ao tema do Encontro D30!

Para terminar, outro RPG num cenário muito semelhante ao de Illuminati, no qual repórteres sensacionalistas vão atrás de notícias que parecem mentira! Em Tabloid!, da finada TSR, é possível para os personagens se especializarem nas diversas ciências ocultas atrás de criptídeos, invasores alienígenas, seres mitológicos, seitas demoníacas e todo tipo de testemunhas sem credibilidade dispostos a darem seu depoimento sobre coisas e acontecimentos impossíveis de se acreditar! Garanta as vendas de seu tabloide de curiosidades, tentando abrir os olhos dos leitores para uma verdade dura de engolir, enquanto busca anunciantes que patrocinem as expedições de sua equipe jornalística e competem com veículos midiáticos de maior credibilidade!

Infelizmente nenhum desses sistemas está sendo publicado atualmente no mercado nacional, e o último deles nem chegou a ter uma versão em português, portanto é mais fácil encontrá-los em sêbos especializados em RPG ou comprar suas novas versões digitais. Lembrando sempre que mentir pode até ser feio, mas também que todos nós podemos nos enganar um pouco às vezes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário