Translate

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Da importância da Tagarelice Tecnológica para Jogos de Ficção Científica

Desde as animações de Flash Gordon até os seriados de Jornada nas Estrelas, boa parte dos roteiros de ficção científica está repleta de gírias, jargões e palavreado que soa como técnico apesar de não ter maiores consequências do que fornecer sabor e ambientação à narrativa.

Termos e neologismos como "nulificador quântico" ou "conduíte termoluminescente" são generosamente distribuídos em meio aos atos das cenas, de forma não muito distinta do que acontece nas reuniões de motivação empresariais onde gírias técnicas como "mentalidade de crescimento" ou "gestão de competências" entram vez ou outra em diversos pontos da conversa.

Também é muito semelhante à conversa mole dos mecânicos de automóveis que engabelam seus clientes citando a necessidade de troca de um "canote do silencioso" ou de uma "rebimboca da parafuseta". É assim que os roteiristas também se apoiam na mesma ingenuidade do público leigo para enfeitarem as falas de seus personagens, lhes dando uma aparência futurista, tecnológica, nessa verdadeira arte do engano ornamental.

Seja você o narrador ou um dos jogadores, para praticar tal arte em suas sessões de jogo de ficção científica, basta trazer para suas falas algumas palavras das aulas de Ciências Naturais que você considere difíceis, como "cálculo estequiométrico" ou "radiano da cotangente", tentando mantê-las coerentes por contexto, por exemplo, referindo-se a química ou geometria, respectivamente. Outra estratégia é aprender uma lista de radicais greco-romanos como "térmico", "lógico" ou "geo" e reuni-los em novas palavras (neologismos) que soem bem, como "psicofísico" ou "astrogênese".

Daí por diante, sempre que estiver folheando uma notícia científica, tecnológica ou artigo de medicina acabará encontrando várias palavras novas a serem "borrifadas" no seu vocabulário de tagarelices tecnológicas (technobabble), bastando repeti-las a esmo sempre que houver uma oportunidade nas sessões de jogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário