Translate

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Categorias de Superpoderes: Biológicos (Daemon Supers)

O manual Supers RPG da Daemon é um dos mais completos de toda a coleção em termos de regras para qualquer cenário que o Narrador queira narrar e, apesar de trazer tabelas muito úteis para se sortear superpoderes por tipo específico, traz misturados superpoderes possíveis com impossíveis na vida real, dificultando o trabalho dos narradores separarem o que vão usar dependendo do grau de realismo do jogo a ser narrado.

Sendo assim, inicio esta série de artigos com quatro categorias amplas de superpoderes conforme sua plausibilidade, a começar pelos mais plausíveis na realidade, os Superpoderes Biológicos, ou seja, aqueles existentes na natureza em alguma de suas formas de vida, ainda que possam ser também emuladas por construtos cibernéticos:

d100

Superpoder Biológico

1-2

Aumento de Força

3-4

Aumento de Constituição

5-6

Aumento de Destreza

7-8

Aumento de Agilidade

9-10

Aumento de Inteligência

11-12

Aumento de Força de Vontade

13-14

Aumento de Carisma

15-16

Aumento de Percepção

17

Ferormônios

18

Pragas

19

Spray

20

Teias

21

Ataques Sonoros

22

Geração de Eletricidade

23

Andar sobre a Água

24-25

Corrida

26-27

Escalar Paredes

28-29

Escavações

30-31

Natação

32-33

Planar

34-35

Saltos

36

Vôo

37

Adaptação Corpórea

38

Alongamento Corpóreo

39

Armadura Corpórea

40

Cabelos Vivos

41

Disfarce de Camaleão

42

Habilidades Animais

43

Habilidades Botânicas

44

Habilidades Químicas

45

Imitação

46

Metamorfose

47

Mudança de Idade

48

Multiplicação

49

Plasticidade Corpórea

50

Ricochete

51

Separação Anatômica

52

Transformação Corpórea

53

Transformação em Animal

54

Armas Naturais

55

Berserker

56-57

Cauda

58

Múltiplos Membros

59-60

Resistência a Ácidos

61-62

Resistência a Doenças

63-64

Resistência a Venenos

65-66

Resistência ao Fogo

67-68

Resistência ao Frio

69

Sentidos Protegidos

70

Detectar Fraquezas

71

Infravisão

72-73

Rastreamento

74-75

Sentidos Aguçados – Audição

76-77

Sentidos Aguçados – Olfato

78-79

Sentidos Aguçados – Paladar

80-81

Sentidos Aguçados – Tato

82-83

Sentidos Aguçados – Visão

84

Sonar

85

Visão 360º

86

Visão Microscópica

87

Visão Telescópica

88

Visão Termográfica/Infravermelha

89

Visão Ultra-Violeta

90

Adaptação Digestiva

91

Controle Vocal

92

Liberdade de Movimentação

93

Pele de Armadura

94

Regeneração

95

Resistência Corporal

96

Respirar debaixo d’água

97

Toque Químico

98

Invisibilidade Mental

99

Línguas

100

Memória Total

Essa tabela é muito útil para sortear ou escolher Superpoderes para criaturas vivas, mutantes ou formas de vida alienígenas plausíveis, além de também servir de base para a construção de robôs que imitem ciberneticamente tais formas de vida. São todos também superpoderes que um herói, vilão ou capanga podem chegar a adquirir por engenharia genética, seja acidental ou experimental.

Essa tabela exige o uso do manual Supers RPG da Daemon para consulta dos detalhes de cada superpoder. Recomendo a impressão dessa tabela para inclusão dela na divisória do Narrador, afinal, RPG é na mesa e não no livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário