O manual Supers RPG da Daemon é um dos mais completos de toda a coleção em termos de regras para qualquer cenário que o Narrador queira narrar e, apesar de trazer tabelas muito úteis para se sortear superpoderes por tipo específico, traz misturados superpoderes possíveis com impossíveis na vida real, dificultando o trabalho dos narradores separarem o que vão usar dependendo do grau de realismo do jogo a ser narrado.
Sendo assim, inicio esta série de artigos com quatro categorias amplas de superpoderes conforme sua plausibilidade, a começar pelos mais plausíveis na realidade, os Superpoderes Biológicos, ou seja, aqueles existentes na natureza em alguma de suas formas de vida, ainda que possam ser também emuladas por construtos cibernéticos:
d100 |
Superpoder Biológico |
1-2 |
Aumento de Força |
3-4 |
Aumento de Constituição |
5-6 |
Aumento de Destreza |
7-8 |
Aumento de Agilidade |
9-10 |
Aumento de Inteligência |
11-12 |
Aumento de Força de Vontade |
13-14 |
Aumento de Carisma |
15-16 |
Aumento de Percepção |
17 |
Ferormônios |
18 |
Pragas |
19 |
Spray |
20 |
Teias |
21 |
Ataques Sonoros |
22 |
Geração de Eletricidade |
23 |
Andar sobre a Água |
24-25 |
Corrida |
26-27 |
Escalar Paredes |
28-29 |
Escavações |
30-31 |
Natação |
32-33 |
Planar |
34-35 |
Saltos |
36 |
Vôo |
37 |
Adaptação Corpórea |
38 |
Alongamento Corpóreo |
39 |
Armadura Corpórea |
40 |
Cabelos Vivos |
41 |
Disfarce de Camaleão |
42 |
Habilidades Animais |
43 |
Habilidades Botânicas |
44 |
Habilidades Químicas |
45 |
Imitação |
46 |
Metamorfose |
47 |
Mudança de Idade |
48 |
Multiplicação |
49 |
Plasticidade Corpórea |
50 |
Ricochete |
51 |
Separação Anatômica |
52 |
Transformação Corpórea |
53 |
Transformação em Animal |
54 |
Armas Naturais |
55 |
Berserker |
56-57 |
Cauda |
58 |
Múltiplos Membros |
59-60 |
Resistência a Ácidos |
61-62 |
Resistência a Doenças |
63-64 |
Resistência a Venenos |
65-66 |
Resistência ao Fogo |
67-68 |
Resistência ao Frio |
69 |
Sentidos Protegidos |
70 |
Detectar Fraquezas |
71 |
Infravisão |
72-73 |
Rastreamento |
74-75 |
Sentidos Aguçados – Audição |
76-77 |
Sentidos Aguçados – Olfato |
78-79 |
Sentidos Aguçados – Paladar |
80-81 |
Sentidos Aguçados – Tato |
82-83 |
Sentidos Aguçados – Visão |
84 |
Sonar |
85 |
Visão 360º |
86 |
Visão Microscópica |
87 |
Visão Telescópica |
88 |
Visão Termográfica/Infravermelha |
89 |
Visão Ultra-Violeta |
90 |
Adaptação Digestiva |
91 |
Controle Vocal |
92 |
Liberdade de Movimentação |
93 |
Pele de Armadura |
94 |
Regeneração |
95 |
Resistência Corporal |
96 |
Respirar debaixo d’água |
97 |
Toque Químico |
98 |
Invisibilidade Mental |
99 |
Línguas |
100 |
Memória Total |
Essa tabela é muito útil para sortear ou escolher Superpoderes para criaturas vivas, mutantes ou formas de vida alienígenas plausíveis, além de também servir de base para a construção de robôs que imitem ciberneticamente tais formas de vida. São todos também superpoderes que um herói, vilão ou capanga podem chegar a adquirir por engenharia genética, seja acidental ou experimental.
Essa tabela exige o uso do manual Supers RPG da Daemon para consulta dos detalhes de cada superpoder. Recomendo a impressão dessa tabela para inclusão dela na divisória do Narrador, afinal, RPG é na mesa e não no livro.
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