Translate

domingo, 23 de abril de 2023

Completando as Perícias do Sistema Daemon

Neste artigo eu busco propor algumas regras da casa que sinto falta nas Perícias do Sistema Daemon, adaptadas inclusive de regras existentes no RPGQuest:

Sobrevivência* (PER): Para obter um dia de água, ou de comida, ou de abrigo para 1 (uma) ou 2 (duas) pessoas, teste Fácil (dobro da especialização); para 3 ou 4 pessoas, teste Normal; e para 5 ou 6 pessoas, teste Difícil (metade da especialização). Sucessos críticos permitem armazenar víveres para 1 (um) dia a mais.

Esportes* (Arremesso) (DEX): Capaz de arremessar até seu "carregar" (Força-FR na Tabela de Valores de Atributos) pela metade no espaço imediatamente à sua frente, ou cada categoria a menos em troca da distância complementar do dobro da "velocidade" (Agilidade-AGI), com a soma de "carregar" e "velocidade" equivalendo até a FR de seu personagem.

Esportes* (Salto) (AGI): Salto em distância de até (Difícil) metade da respectiva "velocidade" (AGI) em metros, com uma falha significando errar o salto mas conseguir agarrar na borda do buraco (e podendo tentar escalar a partir daí), ou um teste Normal de 1/3 da "velocidade", ou Fácil de 1/4 da "velocidade". Salto em altura (somada ao alcance da altura do próprio personagem) de até (Difícil) 1/4 da respectiva "velocidade" (AGI) em metros, ou Normal de 1/5 da "velocidade", ou Fácil de 1/8 da "velocidade".

Esportes* (Escalada) (AGI): À taxa de até  1/10 da "velocidade" (AGI) em metros, seja subindo degraus, escadas verticais, cordas, cipós, beiras de buracos ou paredões rochosos.

Considero tais regras esportivas necessárias a jogos de aventura e exploração, como Castlevania no cenário de Arkanun, ou Tomb Raider no cenário de Trevas, ou Metroid no futuro de Invasão, nas quais o Narrador poderá desenhar labirintos com plataformas em visão lateral, a serem exploradas pelos aventureiros, em busca de artefatos ou contra as criaturas do vampiro ou alienígena que domina o complexo de câmaras.

O cálculo das distâncias nessas regras tiveram como base os recordes olímpicos balanceados em relação a personagens no auge humano de 18 de atributo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário