Neste artigo eu busco propor algumas regras da casa que sinto falta nas Perícias do Sistema Daemon, adaptadas inclusive de regras existentes no RPGQuest:
Sobrevivência* (PER): Para obter um dia de água, ou de comida, ou de abrigo para 1 (uma) ou 2 (duas) pessoas, teste Fácil (dobro da especialização); para 3 ou 4 pessoas, teste Normal; e para 5 ou 6 pessoas, teste Difícil (metade da especialização). Sucessos críticos permitem armazenar víveres para 1 (um) dia a mais.
Esportes* (Arremesso) (DEX): Capaz de arremessar até seu "carregar" (Força-FR na Tabela de Valores de Atributos) pela metade no espaço imediatamente à sua frente, ou cada categoria a menos em troca da distância complementar do dobro da "velocidade" (Agilidade-AGI), com a soma de "carregar" e "velocidade" equivalendo até a FR de seu personagem.
Esportes* (Salto) (AGI): Salto em distância de até (Difícil) metade da respectiva "velocidade" (AGI) em metros, com uma falha significando errar o salto mas conseguir agarrar na borda do buraco (e podendo tentar escalar a partir daí), ou um teste Normal de 1/3 da "velocidade", ou Fácil de 1/4 da "velocidade". Salto em altura (somada ao alcance da altura do próprio personagem) de até (Difícil) 1/4 da respectiva "velocidade" (AGI) em metros, ou Normal de 1/5 da "velocidade", ou Fácil de 1/8 da "velocidade".
Esportes* (Escalada) (AGI): À taxa de até 1/10 da "velocidade" (AGI) em metros, seja subindo degraus, escadas verticais, cordas, cipós, beiras de buracos ou paredões rochosos.
Considero tais regras esportivas necessárias a jogos de aventura e exploração, como Castlevania no cenário de Arkanun, ou Tomb Raider no cenário de Trevas, ou Metroid no futuro de Invasão, nas quais o Narrador poderá desenhar labirintos com plataformas em visão lateral, a serem exploradas pelos aventureiros, em busca de artefatos ou contra as criaturas do vampiro ou alienígena que domina o complexo de câmaras.
O cálculo das distâncias nessas regras tiveram como base os recordes olímpicos balanceados em relação a personagens no auge humano de 18 de atributo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário