A plataforma física de um jogo presencial inclui tanto as condições ambientais (ex.: sala com mesa e cadeiras, quadro branco, aparelho de som, etc), quanto os dispositivos (ex.: instrumentos de aleatoriedade como moedas ou dados poliédricos ou cronômetros ou baralhos, manuais de referência, formulários impressos em papel A4, etc) dos quais depende a sessão de jogo.
Já o suporte antropológico são as pessoas que participam do jogo, cujos sistemas sensório-cognitivos-motores base (seus corpos e mentes) atuarão sobre a plataforma física para que ocorra a sessão de jogo na dimensão imaginária compartilhada (na forma de convenções presumidas) de suas mentes. Mente essa que inclui os estados emocionais dos participantes, cujo estímulo ou inibição costuma definir o gênero narrativo a ser vivenciado (ex.: comédia, drama, ação, terror, etc).
E é sobre os sistemas sensório-motores base do suporte antropológico que os criadores de jogos presenciais atuam, "programando-os" por meio das instruções de jogo, para que o jogo se torne possível.
A "linguagem de programação" de jogos presenciais é composta por quatro classes de comandos (instruções) básicos:
- Sinta algum estímulo ambiental específico (ouça, veja, observe, leia, etc);
- Medite a respeito de algo específico (decida, escolha, lembre-se, imagine, etc);
- Expresse o pensamento ou vontade resultante (faça uma cara, assuma uma postura, gesticule, mexa num dispositivo, cante, fale, etc);
- Salte para outra instrução posterior ou anterior a esta.
A princípio pode parecer complicado, mas é uma forma de pensar a criação de jogos que permite elaborar as instruções em detalhes, além de permitir que seja escrita em diversos estilos a fim de obter experiências de leitura e de jogo distintas.
É um bom início cara, investigar cada mínimo aspecto do jogo faz você entender melhor sobre como produzir a interface mais adequada à experiência do jogo. Continua aew!
ResponderExcluirValeu pela força, Edu! Vou continuar a desenvolver o método sim, até que seja possível publicar um Kit para Desenvolvedores de Jogos Presenciais.
Excluirdoido! mas pra mim nem rola, acho a linguagem difícil de digerir e nada prazeroso.
ResponderExcluirObrigado, Wagner, pelo feedback.
ExcluirVou tentar encontrar nomes melhores depois de desenvolver melhor os conceitos utilizados.