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quinta-feira, 20 de julho de 2023

Classe Social e Renda Familiar por Escolaridade (Sistema Daemon)


Nas ambientações modernas, como Trevas, Invasão, Anime, Cães de Guerra ou Supers, todo personagem jovem ou adulto costuma ter uma ocupação remunerada (os vagabundos são exceção, e os incapazes podem até receber algum benefício previdenciário sob a tutela de um Patrono), então nada mais justo que todo personagem principal criado para o jogo tenha calculada sua renda mensal, independente de possuir ou não o Aprimoramento Recursos em sua ficha.

Esta regra opcional serve para determinar a Renda Familiar mensal (considerando como familiares os NPCs definidos pelo Aprimoramento Negativo Dependentes) e a Classe Socioeconômica (conforme os parâmetros do IBGE) de um personagem do Sistema Daemon a partir de suas Perícias Intelectuais, ou seja, baseadas em Inteligência (INT), cujos Pontos de Perícia INT determinam a Escolaridade do personagem.

A fórmula para se obter a Renda Familiar do personagem é a seguinte:

  • Pontos de Perícias INT multiplicado por Pontos de Perícias INT dividido por 3 em R$ (reais) mensais.

A Classe Socioeconômica é definida então pela Escolaridade (Pontos de Perícias INT) e subsequente Renda Familiar:

Escolaridade
(Pontos de Perícias INT)

Salários
Mínimos

Renda
Familiar*

Classe
Social

285+

20+

R$ 27.075,00 ou mais

A

200+

10+

R$ 13.333,33 ou mais

B

130+

4+

R$ 5.633,33 ou mais

C

90+

2+

R$ 2.700,00 ou mais

D

85-

< 2

Até R$ 2.408,33

E

60-

< 1

Até R$ 1.200,00

Informalidade

* Considerar o Aprimoramento Recursos neste cálculo

O fator de divisão por 3 foi balanceado para que a Classe B coincidisse aproximadamente com a média atual de 13,2 anos de escolaridade para as classes sociais altas (A e B). Os valores de escolaridade por classe social da tabela foram definidos pelo valor atual do salário mínimo nominal - de R$ 1.320,00 mensais - valor este considerado apenas aproximadamente 1/5 (um quinto) do salário mínimo necessário para subsistência calculado pelo DIEESE, e que pode ser usado como parâmetro para definir o padrão de vida e de consumo dos personagens e de suas famílias.

Em termos de jogo, a Classe Social de um personagem determina seu padrão de vida e de consumo de bens e serviços. Nada impede que um personagem tente consumir bens e serviços acima de sua Classe Social, mas isso deve se refletir em problemas financeiros (Aprimoramento Negativo Dívidas) para ele. Caso ocorra o contrário, o consumo de bens e serviços abaixo de sua Classe Social, isso não passaria de uma excentricidade por parte do personagem, que traz suas próprias dificuldades, mal-entendidos e oportunidades de interpretação e narrativa.

No caso de vários personagens principais ou Aliados pertencentes a um mesmo núcleo familiar (cônjuges, cunhados, irmãos, primos, agregados, etc), pode-se calcular a Renda de cada um e considerar todas como compondo a Renda Familiar, como se não houvesse apenas um arrimo de família, mas cada um sendo dono de sua própria renda parcial na família.

Sim, esta regra opcional pressupõe uma realidade de pleno emprego baseada nas médias estatísticas e definições instituídas pelo poder público, sendo apenas uma simplificação idealizada frente à complexa dinâmica do mercado de trabalho.

Um comentário:

  1. Não vim pra dizer que só tem duas classes: burguesia e proletariado. Mas essa base de cálculo é bem útil prum jogo que não contempla o conceito de Exército Industrial de Reserva, em que empregos abundem sem a existência do desemprego estrutural.

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