Translate

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Capacidade de Produção Artesanal para Perícias do Sistema Daemon

Que tal parar de atacar e destruir e começar a ser construtivo em seus jogos? Esta é a premissa do RPG Civil, em oposição ao infelizmente tradicional RPG Militarista ou Criminal que tem o combate como núcleo.

Esta regra opcional serve para determinar a quantidade de bens produzidos (transformados) por um artesão a partir das devidas matérias-primas.

Pode-se considerar como Perícias de Artesanato as perícias Artífice*; as Artes* Culinária, Desenho e Pintura, Escultura, Fotografia, Joalheria, e Redação; as Ciências Proibidas ou Alternativas* Alquimia, e Encantamentos; e Falsificação*.

A capacidade de produção artesanal depende da complexidade das peças sendo produzidas, realizando um teste da Perícia a cada hora de produção:

  • Peças fáceis e práticas: 15 peças/dia em caso de sucesso crítico, 2 peças/hora em caso de sucesso, 1 peça/hora em caso de falha, nenhuma peça/hora em caso de falha crítica.
  • Peças simples e rápidas: 10 peças/dia em caso de sucesso crítico, 1 peça/hora em caso de sucesso (mais 1 peça/dia extra ao fim de um expediente sem falhas), 1 peça/hora em caso de falha, nenhuma peça/hora em caso de falha crítica.
  • Peças exigentes: 7 peças/dia em caso de sucesso crítico, 1 peça/hora em caso de sucesso (menos 1 peça/dia não terminada ao fim do expediente), nenhuma peça/hora em caso de falha ou falha crítica.

Para facilitar, considere o gasto de matéria-prima, descontando dos recursos do personagem o valor por cada peça (isso exige uma ligeira pesquisa por parte dos jogadores, o que sempre enriquece o jogo), mesmo no caso de uma falha ou falha crítica, quando nenhuma peça for produzida, mas houver desperdício do material. Na falta dos recursos necessários pelo personagem, nenhuma peça poderá ser produzida. Também é lógico que o valor do material é bem inferior ao valor de venda da peça pronta, pois aí se considera o valor agregado pelo artesão, quando é possível obter lucro com as devidas perícias de comércio e negociação.

Esse artigo faz parte de uma série de RPG Civil de Engenharia de Produção, seguida por capacidade de produção industrial e capacidade de prestação de serviços.

2 comentários:

  1. Seria interessante a junção deste com o artigo anterior para uma distribuição alternativa de PX com base nas produção do PJ, seja artesanal, manofatural, industrial ou intelectual.

    ResponderExcluir