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segunda-feira, 15 de abril de 2013

Estruturas Narrativas para Aventuras Improvisadas

Estou preparando um jogo de Fantasia Medieval para o Encontro dos Amigos do RPG de 27/4/2013 e quero dar liberdade aos jogadores em vez de determinar o roteiro da história, mas quero estar preparado para contar uma boa história, cheia de heroísmo e aventura.

Descobri na Internet, no blog estrangeiro Gnome Stew o método Prep-Lite, ou seja, de preparação leve, cuja estrutura narrativa de elementos soltos permite ao mestre estar pronto para contar várias histórias diferentes de acordo com as escolhas dos jogadores.

Porém esse método não garante que a história será épica, por isso adotarei também a Jornada do Herói como estrutura narrativa, com arquétipos de cenas a serem seguidas e sorteadas, principalmente quanto aos ganchos de roteiro e às recompensas do Prep-Lite.

Para ajudar a dar um sentido para esses dois elementos usarei as áreas de responsabilidade do método Get Things Done e para motivar os jogadores, usarei diversos graus de prioridade, além dos contextos para relacionar as locações e encontros do Prep-Lite.

O ideal seria fazer quatro baralhos diferentes e sortear as cenas durante o jogo, mas como o tempo é escasso, farei tabelas numeradas a serem sorteadas nos dados e assim terei aventuras instantâneas épicas e desafiadoras, prontas para serem mestradas.

Tabela 1 (3d6-2): Contextos (ambientação e instrumentos) versus Locações, Dispositivos e Armadilhas, Coadjuvantes, e Combates
  1. Reunião
  2. Difusão/Discurso
  3. Mensagem
  4. Pesquisa
  5. Deslocamento
  6. Missão
  7. Folga
  8. Estalagem/Acampamento
  9. Laboratório/Oficina
  10. Ar Livre
  11. Escrita/Codificação
  12. Leitura/Decodificação
  13. (Trabalho em) Equipe
  14. Discussão
  15. Bate-papo
  16. Compartilhamento
 Tabela 2 (2d6-1): Áreas de Responsabilidade
  1. Organização/Povo/Família/Igreja
  2. Natureza
  3. Civilização
  4. Preparo/Cultura/Instrução
  5. Interação
  6. Produção
  7. Direitos
  8. Recursos
  9. Assistência
  10. Comunicação
  11. Transportes
Tabela 3 (1d8 mais rolagem de par ou ímpar): Prioridades (Motivação)
  1. Soberania ou Subversão
  2. Atribuição ou Contravenção/Crime
  3. Obrigação/Dever ou Infração
  4. Permissão/Licença ou Proibição
  5. Virtude ou Pecado/Vício
  6. Solicitação ou Súplica
  7. Recomendação/Sugestão ou Advertência/Alerta
  8. Capacidade/Possibilidade ou Incapacidade/Impossibilidade

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