Descobri na Internet, no blog estrangeiro Gnome Stew o método Prep-Lite, ou seja, de preparação leve, cuja estrutura narrativa de elementos soltos permite ao mestre estar pronto para contar várias histórias diferentes de acordo com as escolhas dos jogadores.
Porém esse método não garante que a história será épica, por isso adotarei também a Jornada do Herói como estrutura narrativa, com arquétipos de cenas a serem seguidas e sorteadas, principalmente quanto aos ganchos de roteiro e às recompensas do Prep-Lite.
Para ajudar a dar um sentido para esses dois elementos usarei as áreas de responsabilidade do método Get Things Done e para motivar os jogadores, usarei diversos graus de prioridade, além dos contextos para relacionar as locações e encontros do Prep-Lite.
O ideal seria fazer quatro baralhos diferentes e sortear as cenas durante o jogo, mas como o tempo é escasso, farei tabelas numeradas a serem sorteadas nos dados e assim terei aventuras instantâneas épicas e desafiadoras, prontas para serem mestradas.
Tabela 1 (3d6-2): Contextos (ambientação e instrumentos) versus Locações, Dispositivos e Armadilhas, Coadjuvantes, e Combates
- Reunião
- Difusão/Discurso
- Mensagem
- Pesquisa
- Deslocamento
- Missão
- Folga
- Estalagem/Acampamento
- Laboratório/Oficina
- Ar Livre
- Escrita/Codificação
- Leitura/Decodificação
- (Trabalho em) Equipe
- Discussão
- Bate-papo
- Compartilhamento
- Organização/Povo/Família/Igreja
- Natureza
- Civilização
- Preparo/Cultura/Instrução
- Interação
- Produção
- Direitos
- Recursos
- Assistência
- Comunicação
- Transportes
- Soberania ou Subversão
- Atribuição ou Contravenção/Crime
- Obrigação/Dever ou Infração
- Permissão/Licença ou Proibição
- Virtude ou Pecado/Vício
- Solicitação ou Súplica
- Recomendação/Sugestão ou Advertência/Alerta
- Capacidade/Possibilidade ou Incapacidade/Impossibilidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário