Translate

sábado, 22 de junho de 2024

Raios!

Sim, vamos falar sobre raios, feixes de luz, ou de partículas mais densas, utilizados para defesa em combate espacial!

Basicamente há cinco tipos de raios: pulsos eletromagnéticos, lasers, jatos de plasma, feixes de partículas convencionais, e de partículas hipotéticas.

Pulsos Eletromagnéticos (EMP)

Também chamada de "perturbação eletromagnética transitória" (sigla em inglês TED) é uma breve explosão eletromagnética cujo campo pode perturbar telecomunicações e danificar equipamentos eletrônicos a curtas distâncias, sendo, portanto utilizada como arma contra os sistemas de uma nave, afetando também seus campos de força, mas sem causar nenhum dano à fuselagem. Por isso é muito utilizada por Piratas Espaciais interessados em incapacitar cargueiros mantendo intacta a carga a ser roubada!

Também é muito útil contra formas de vida artificial, como contra infestações de nanômatos, contra robôs renegados ou contra antigos autômatos guardiões das ruínas dos Precursores!

Masers, Lasers e Grasers

Armas baseadas na amplificação de ondas eletromagnéticas por emissão estimulada de radiação, variando entre si na substância estimulada (normalmente algum gás ou uma pedra preciosa) e no espectro eletromagnético de fótons emitidos numa mesma direção e sentido, desde a faixa dos microondas no caso dos Masers, passando pelas cores do infravermelho (calor) e luz visível (cores do arco-íris) até os raios ultravioletas e os raios-X no caso dos Lasers, até os avançados Grasers emissores de raios gama! Cada faixa desse espectro é mais penetrante do que a anterior e também exige mais energia para ser emitida, causando cada vez mais danos à fuselagem das espaçonaves, bem como aos organismos de seus tripulantes!

Os campos de força são a melhor defesa contra estes feixes de fótons, que também variam em potência desde os pulsos, passando pelos raios contínuos, até os estouros (em inglês bursts) de ondas eletromagnéticas!

Por Khemis (Creative Common Attribution-Share Alike 4.0)

Jatos de Plasma (Blasters)

Blasters atiram energia altamente focada na forma de um feixe, raio ou fluxo de plasma - estado altamente excitado de matéria ionizada em partículas -, antes aceleradas num toróide até velocidades próximas à da luz!

São eficazes tanto contra blindagens como contra campos de força, exceto contra os de antimatéria (ex.: pósitrons).

Feixes de Partículas Convencionais

Armas que utilizam aceleradores de partículas, desde as partículas radioativas mais densas e menos penetrantes como os raios alfa (íons de hélio) e beta (raios catódicos) dos condutores de massa, passando pelos cada vez mais energéticos hádrons, mésons, bárions (nêutrons ou prótons), léptons (principalmente múons e taus) e quarks, até os feixes de pura antimatéria!

Seus pontos fracos são a exigência de altas energias dos reatores a cada descarga, além de uma baixa cadência de tiro, além das partículas com carga magnética estarem sujeitas a serem facilmente desviadas por campos de força magnéticos como os Campos de Stasis.

Feixes de Partículas Hipotéticas

Supõe-se que canhões que projetam algumas partículas mais elusivas, como táquions, matéria-escura ou energia escura causem mais dano às blindagens ou ultrapassem mais facilmente os campos de força, há não ser aqueles campos de força de grávitons, outra partícula hipotética!