Translate

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

YouTube para Game Designers

Meu computador é razoável, mas a placa de vídeo é onboard e não roda nenhum jogo que exija um 3D mais detalhado, então, como faço para ver como é que é jogar aquele jogo de grande sucesso muito comentado por aí? Entro no YouTube e pesquiso o nome do jogo mais a palavra "gameplay". Faço isso também quando quero saber como é um jogo antes de adquiri-lo, pois não me satisfaço com avaliações, críticas e sinopses.

E se, apesar do meu computador aguentar o jogo por ele ser antigo e rodar num emulador, eu estiver mais interessado em conhecer a narrativa (história) do jogo e não estiver afim de morrer milhares de vezes para poder chegar até o final? Então eu entro no YouTube e pesquiso o nome do jogo mais a palavra "longplay". Já fiz isso com Out of This World (já tinha zerado antigamente, mas não teria saco para tentar de novo) e sua sequência (muito malfeita por sinal) e com Flashback: The Quest for Identity (ótima história de ficção científica à Vingador do Futuro, mas odeio plataformas e inimigos que não morrem nunca).

Tipo Prince of Persia só que atirando contra robôs e alienígenas

Porém, caso eu prefira jogar o jogo e esteja tendo dificuldade para passar de alguma fase, posso entrar no YouTube e pesquisar o nome do jogo mais a palavra "Walkthrough" e assistir somente até o ponto em que eu travei para não levar spoilers e estragar a experiência de jogo.

Pode-se pesquisar também no YouTube o nome do jogo mais a expressão "Speed Run" para assistir o jogo ser zerado no menor tempo possível. Eu não costumo usar muito isso, mas se você tiver pouco tempo disponível ou sua bateria estiver acabando ou se quiser descobrir atalhos e passagens secretas, é uma boa opção.

Assistir jogos diferentes é uma boa fonte de ideias e uma forma rápida de adquirir um grande repertório que será muito útil quando você, game designer, for criar seus próprios jogos. Você saberá o que já foi feito, o que deu certo, o que deu errado, quais os clichês de cada gênero lúdico e, a partir daí, você pode pensar sobre o que nunca viu num jogo e sobre o que gostaria de ver num jogo, qual jogo você gostaria muito que existisse e, daí para criar um jogo original e com apelo comercial para agradar pessoas como você, é um pulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário