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quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Exploração de Mundos (Space Dragon/Old Dragon)

Um dos aspectos mais importantes numa expedição a outros mundos é o extrativismo de víveres, principalmente de água, mas também de plantas comestíveis e caça para alimentação do grupo.

Instruções: decida quem está procurando o quê (a depender da ocupação/classe do personagem, há modificadores aplicados), então tente tirar até o número indicado num d20 (dado de vinte faces). No caso de encontrar água para reabastecer seus cantis, é preciso testar se ela não está contaminada. No caso de forrageamento (vegetais), é preciso testar se são comestíveis ou não). O tamanho da presa caçada varia, e o encontro deve ser jogado com montagem de armadilha, perseguição ou combate.

Terreno

Água

Água Contaminada

Forrageamento

Plantas Não Comestíveis*

Caça

Planície

7

10

17

8

9

Colina

7

8

18

7

9

Montanha

8

7

12

7

7

Vulcão

-

-

-

-

-

Pântano

15

15

10

11

9

Geleira

2

9

1

9

1

Tundra

4

10

6

9

2

Deserto

1

15

1

12

1

Floresta

12

9

19

7

10

Ilhas e Praias

20

15

16

9

9

* -4 se o personagem procurando for Cientista (ou Druida, ou Ranger no Old Dragon)

Plantas não comestíveis

Role um d8 (dado de oito faces) para definir a qualidade das plantas não comestíveis, conforme os resultados:

  • 1: plantas naturalmente venenosas (ou medicinais);
  • 2-4: plantas estragadas;
  • 5-8: plantas sem valor alimentício.

Efeitos tóxicos das plantas venenosas

Caso o personagem seja um Cientista (ou um Druida em Old Dragon), ele pode descobrir propriedades medicinais nas plantas venenosas, consultando a tabela a seguir:

d6 x d4

1

2

3

4

1

Adstringente

Depurativa

Estimulante

Laxativa

2

Antisséptica

Desobstruente

Estomacal

Resolutiva

3

Aperiente

Diurética

Esurina

Sudorífica

4

Béquica

Emenagoga

Expectorante

Tônica

5

Calmante/Sedativa

Emética

Antipirética

Vermífuca

6

Carminativa

Emoliente

Hemostática

Vulnerária

Glossário:

  • Adstringente: contrai tecidos, combatendo inflamações;
  • Antisséptica: desinfetante;
  • Aperiente: abre o apetite;
  • Béquica: combate a tosse;
  • Calmantes/Sedativas: acalma o sistema nervoso;
  • Carminativa: combate gases estomacais ou intestinais;
  • Depurativa: purifica o sangue;
  • Desobstruente: combate obstruções intestinais, hepáticas, etc;
  • Diurética: aumenta a urinação;
  • Emenagoga: restabelece a menstruação, abortivas;
  • Emética: provoca vômitos, para se livrar de intoxicações alimentares;
  • Emoliente: abranda tecidos endurecidos por inflamações;
  • Estimulante: energética;
  • Estomacal: combate mal-estares;
  • Esurina: excita a fome;
  • Expectorante: ajuda a expulsar o catarro das vias respiratórias;
  • Antipirética: combate a febre;
  • Hemostática: combate hemorragias;
  • Laxativa: provoca evacuações;
  • Resolutiva: faz cessar inflamações;
  • Sudorífica: provoca transpiração;
  • Tônica: fortifica o organismo;
  • Vermífuga: combate vermes parasitas;
  • Vulnerária: cura feridas.

A mesma tabela também serve para mundos de fantasia. O Mestre deve testar em segredo (atrás da divisória) a qualidade da água e das plantas encontradas para surpreender seus jogadores.

Parte dessas regras foi adaptada de uma simplificação - em relação às estações do ano e zonas climáticas - do antigo Wilderness Survival Guide do AD&D (Advanced Dungeons & Dragons) 1ª Edição, da TSR.

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