Translate

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Capacidade de Produção Industrial para Perícias do Sistema Daemon

Dando sequência à série de RPG Civil de Engenharia de Produção, neste artigo trataremos da capacidade de produção industrial dos personagens.

Esta regra opcional serve para determinar a quantidade de bens manufaturados (transformados) por um operário fabricante numa linha de montagem a partir das devidas matérias-primas.

Pode-se considerar como Perícias Industriais as perícias Armas de Fogo*; Artífice*; as Artes* Culinária, Desenho e Pintura, Escultura, Fotografia, Joalheria, e Redação; as Ciências* Agricultura, Botânica, Genética, Herbalismo, Química e Zoologia; as Ciências Proibidas ou Alternativas* Alquimia, e Encantamentos; Eletrônica; Engenharia*; Falsificação*; Informática*; Mecânica; e Mineração*.

A capacidade de produção industrial depende da complexidade dos bens de consumo sendo produzidos, realizando um teste da Perícia a cada hora de produção:

  • Produtos simples e rápidos: 50 produtos/hora em caso de sucesso crítico, 37+2d6 produtos/hora em caso de sucesso, 6d6 produtos/hora em caso de falha, nenhum produto/hora em caso de falha crítica.
  • Produtos especiais (exigem tempo e cuidado): 25 produtos/hora em caso de sucesso crítico, 12+2d6 produtos/hora em caso de sucesso, 2d6 produtos/hora em caso de falha, nenhum produto/hora em caso de falha crítica.
  • Produtos complexos e variados: 13 produtos/hora em caso de sucesso crítico, 6+1d6 produtos/hora em caso de sucesso, 1d6 produtos/hora em caso de falha, nenhum produto/hora em caso de falha crítica.

Para facilitar, considere o gasto de matéria-prima, descontando dos recursos do personagem o valor por cada produto (isso exige uma ligeira pesquisa por parte dos jogadores, o que sempre enriquece o jogo), mesmo no caso de uma falha crítica, quando nenhum produto for produzido naquela hora, mas houver desperdício do material. Na falta dos recursos necessários pelo personagem, nenhum produto poderá ser produzido naquela hora. Também é lógico que o valor do material é bem inferior ao valor de venda do produto pronto, pois aí se considera o valor agregado pelo operário na manufatura, quando é possível obter lucro com as devidas perícias de comércio e negociação.

O próximo e último artigo da série de RPG Civil de Engenharia de Produção será capacidade de prestação de serviços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário