É do escritor de ficção científica Arthur C. Clarke a famosa frase “Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia”, diríamos até que é indistinguível de Superpoderes!
Para isso organizamos os Superpoderes descritos no RPG Supers da Daemon de acordo com Níveis Tecnológicos, para uso em seus jogos de Ficção Científica!
A numeração hexadecimal dos diferentes Níveis Tecnológicos é utilizada na codificação planetária padrão dos diferentes mundos. Os referentes Graus Kardashev e suas respectivas Eras são os mesmos já aplicados a diferentes Civilizações da galáxia.
Os Superpoderes reproduzíveis tecnologicamente na forma de invenções ou experimentos representam o improvável tornado possível conforme os avanços científicos, a considerar a etnografia das diferentes culturas.
Nível
Tecnológico |
Grau |
Era |
Superpoderes
tecnologicamente reproduzíveis |
0 |
X |
Primitiva |
Aumento
de Força, Aumento de Constituição, Aumento de Destreza, Aumento de Agilidade,
Corrida, Escalar Paredes, Natação, Saltos, Sentidos Aguçados - Audição,
Sentidos Aguçados - Olfato, Sentidos Aguçados - Tato, Sentidos Aguçados -
Paladar, Sentidos Aguçados - Visão, Resistência ao Frio, Resistência a
Doenças, Invisibilidade Mental, Rastreamento, Controle Vocal, Alucinações,
Alucinações Mentais, Vertigem, Indutor do Sono, Mediunidade, Sexto Sentido,
Sensitivo |
1 |
K0- |
Guerras
Bárbaras |
Aumento
de Força de Vontade, Aumento de Percepção, Pragas, Resistência ao Fogo,
Berserker, Resistência Corporal, Geração de Fogo, Armadura Corporal
Artificial, Combustão |
2 |
K0 |
Domínio
Continental |
Aumento
de Inteligência, Aumento de Carisma, Geração de Eletricidade, Escavações,
Ataques Sonoros, Spray, Visão Microscópica, Visão Telescópica, Resistência a
Venenos, Respirar debaixo d'água, Memória Total, Geração de Frio, Molas,
Controle de Som, Atrito, Fusão, Controle Hipnótico, Alterações de Sentidos,
Controle de Emoções |
3 |
K0+ |
Exploração/Colonização
Intercontinental |
Planar,
Vôo, Detectar Fraquezas, Andar sobre a Água, Controle de Ondas de Rádio,
Levitação, Clairaudiência, Clarividência, Poscognição |
4 |
KI- |
Era das
Trevas |
Resistência
a Ácidos, Toque Químico, Sentidos Protegidos, Controle de Máquinas, Golpe
Cinético |
5 |
KI |
Domínio
Planetário |
Infravisão,
Visão Termográfica/Infravermelha, Visão 360°, Sonar, Visão Ultra-Violeta,
Línguas, Foguete, Radar, Vibração, Hipervelocidade, Controle do Clima, Campo
de Força vs. Energia, Controle de Magnetismo, Comunicação com cibernéticos,
Sentidos Remotos, Controle de Plantas, Detectar Vida, Bio-vampirismo, Sentir
o Chi, Empatia |
6 |
KI+ |
Colônias
Interplanetárias |
Adaptação
Corpórea, Transformação em Animal, Habilidades Animais, Habilidades
Botânicas, Ferormônios, Adaptação Digestiva, Imitação, Raio Laser/Energia,
Detectar Energia, Coloração, Conjuração, Invisibilidade, Criação Mecânica,
Animação de Objetos, Cristalização, Bolhas, Controle Catalisador, Detectar
Psiônico, Sonda Mental, Telepatia, Telelocalização, Campo de Marah |
7 |
KII- |
Grande
Guerra Global |
Armadura
Corpórea, Armas Naturais, Habilidades Químicas, Disfarce de Camaleão, Pele de
Armadura, Teias, Ricochete, Liberdade de Movimentação, Geração de Radiação,
Visão de Raio X, Resistência a Radiação, Resistência a Eletricidade,
Resistência a Ataques Sonoros, Habilidade de Gnomo, Geoforça, Absorção de
Energia, Esponja de Energia, Defesa Mental, Rajada Mental, Dreno Mental,
Vontade de Ferro |
8 |
KII |
Exploração/Colonização
do Sistema Estelar |
Plasma,
Ionização, Animação de Imagens, Caminho de Energia, Corpo Energético,
Doppelganger Energético, Ilusões, Duplicação Ilusória |
9 |
KII+ |
Exploração/Colonização
Interestelar |
Metamorfose,
Mudança de Idade, Alongamento Corpóreo, Transformação Corpórea, Plasticidade
Corpórea, Cauda, Múltiplos Membros, Crescimento, Diminuição de Tamanho,
Controle de Gravidade, Telecinésia, Campo de Força, Disco Voador, Campo de
Força Balístico, Campo de Força Eletrostático, Moldar Matéria, Manipulação de
Massa, Onda de Matéria, Energia Cinética, Alterações de Sonhos, Furacão,
Comunicação com Animais, Manipulação Neural |
A (10) |
KIII- |
Derrocada
da Metrópole Galática |
Invulnerabilidade,
Criação de Mísseis, Controle de Radiação, Controle de Fogo, Controle de
Eletricidade, Controle de Energia, Manipulação do Frio, Criação de
Armamentos, Vampiro Energético |
B (11) |
KIII |
Apogeu
da Metrópole Galática |
Conversão
Elemental, Conversão Molecular, Controle de Luz, Controle de Trevas |
C (12) |
KIII+ |
Supremo
Domínio Intergalático |
Separação
Anatômica, Cabelos Vivos, Regeneração, Multiplicação, Portal, Teleportação,
Intangibilidade, Controle de Mortos-Vivos, Cientista Louco, Moldar a Carne,
Reformação Corporal, Duplicação Mental |
D (13) |
KΩ- |
Aniquilação
como Precursores Negligentes |
Desintegração,
Disruptura Molecular, Vampirismo de Poderes, Controle de Poderes, Darkforce |
E (14) |
KΩ |
Destino
Transcendente |
Criação
Elemental, Criação Molecular, Cura em outras Pessoas, Transferência de
Mentes, Transferência de Poderes, Duplicação de Poderes, Detectar Poder,
Focus |
F (15+) |
KΩ+ |
Exploração/Colonização
Interdimensional |
Viagem
Dimensional, Conjurador de Demônios, Detectar Espíritos, Viagem em Sonhos,
Barreira Astral, Detectar Magia, Conhecimento de Encarnações, Espírito Livre,
Precognição, Corpo Astral, Campo Antimagia, Exorcismo, Sentidos Cósmicos |
É lógico que pode acontecer de algum Superpoder específico mais avançado ser descoberto antes por uma Civilização menos avançada, a tabela só traça em linhas gerais como seria a evolução científica da maioria das Civilizações.
Calculando o Nível Tecnológico
O Nível Tecnológico do mundo principal (localizado na Biozona) de um sistema estelar em questão começa em 0 (zero) somado aos seguintes modificadores:
- Astroporto: Excelente (+6), Bom (+4), de Rotina (+2) ou Nenhum (-4);
- População: Na casa dos Trilhões (+4), das Centenas de Bilhões (+3), das Dezenas de Bilhões (+2), ou dos Bilhões ou menor ou igual a Centenas de Milhares (+1);
- Governo Mundial: Balcanização (+2), Nenhum ou Tecnocracia Feudal (+1), Ditadura ou Autocracia Religiosas (-2);
- Tamanho (do Mundo): Planetoide ou Planeta Anão (+2) ou Subterras (+1);
- Hidrografia: Pantalássico (+2), Desértico ou 95% Oceânico (+1);
- Atmosfera: +1 se Vácuo, Traço, Muito Rarefeita (Contaminada ou não), Exótica, Corrosiva, Insidiosa, Superdensa Alta, Rarefeita Baixa ou Inusitada.
Lembrando que RPG é na mesa e não no livro, então recomendamos que a tabela e as regras acima sejam impressas e anexadas à divisória do Narrador para uso durante a partida!
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