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quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Ação de Toxinas sobre a Constituição física (Sistema Daemon)

Esta é uma forma alternativa, adaptada do jogo Kult, de lidar com intoxicação por venenos e drogas no Sistema Daemon, por meio do grau de dano à Constituição (CON) do personagem que falhe num Teste de Constituição e seja afetado pela substância tóxica. Após sortear o dano à CON, basta comparar a CON restante aos valores no topo da Tabela para saber qual efeito a substância teve no personagem. As substâncias estão ordenadas das mais para as menos perigosas em termos de efeitos nas regras de jogo.

Veneno (Perícia de obtenção)

Dano
CON

CON 12-

CON 9-

CON 6-

CON 0-

Gás Neurotóxico (Química)

-3d10

Visão turva

Cãibras

Morto

Morto

Acônito (Herbalismo)

-3d10

Indisposto

Muito indisposto

Morto

Morto

Arsênico (Química)

-3d10

Náusea

Indisposto

Morto

Morto

Beladona (Herbalismo)

-3d10

Taquicardia

Visão turva

Convulsões

Inconsciente

LSD (Química)

-3d10

Confuso

Confuso

Alucinado

Alucinado

Cocaína (Química)

-3d10

Eufórico

Eufórico

Maníaco

Alucinado

Anfetaminas (Química)

-3d10

Sem efeito

Estimulado

Superestimulado

Hiperativo

Ópio, Morfina, Heroína (Herbalismo, Química)

-3d10

Sedado

Sedado

Apático

Apático

Monóxido de carbono (Química)

-2d10

Confuso

Inconsciente

Morto

Morto

Gás mostarda (Química)

-2d10

Prurido

Machucados na pele

Feridas na pele

Morto

Cianureto (Química, Herbalismo)

-2d10

Náusea

Indisposto

Muito indisposto

Morto

Digitalis (Herbalismo)

-2d10

Sem efeito

Taquicardia

Parada cardíaca

Morto

Veneno de Cobra (Zoologia)

-2d10

Rigidez

Cãibras

Paralisia

Morto

Estricnina (Herbalismo, Química)

-2d10

Euforia

Irritação

Cãibras

Morto

Veneno de Escorpião amarelo (Zoologia)

-2d10

Dor intensa

Fraqueza

Hemorragia

Morto

Veneno de Viúva Negra (Zoologia)

-2d10

Náusea

Sudorese

Calafrios

Morto

Clorofórmio (Química)

-2d10

Sem efeito

Confuso

Inconsciente

Inconsciente

Haxixe, Maconha (Herbalismo)

-2d10

Sem efeito

Sedado

Sedado

Apático

Curare (Zoologia)

-3d5

Sem efeito

Rigidez

Paralisia

Morto

Sonífero, pílulas (Herbalismo, Química)

-2d5

Muito sono

Inconsciente

Inconsciente

Morto

Éter, Cola de Sapateiro (Química)

-2d5

Confuso

Inconsciente

Inconsciente

Morto

Gás lacrimogêneo (Química)

-2d5

Sem efeito

Irritação

Lágrimas

Cego

Álcool 10% (Química, Artes/Culinária)

-2d5

Embriagado

Bêbado

Muito bêbado

Inconsciente

Exemplo: Um personagem tem CON 11 e resolve tomar uma dose de bebida alcoólica. Após um certo período a bebida começa a agir e o jogador rola 2d5 de dano temporário à sua CON, tirando 9 e ficando com CON 2, o que é abaixo de CON 6 e acima de CON 0, portando o personagem fica muito bêbado, e com sua CON prejudicada enquanto não se recuperar da ressaca.

Lembrando que, quando o personagem sobrevive ao uso de alguma substância entorpecente (LSD, Cocanína, Anfetaminas, Opióides, Canabinóides, Sonífero, Éter, Álcool), há grandes chances dele se tornar dependente dela, adquirindo então o Aprimoramento Negativo "Drogado" ou "Alcoólatra" caso falhe num Teste difícil (modificado para metade do valor de teste) da sua Força de Vontade (WILL).

A exposição a algumas dessas toxinas é comum em acidentes domésticos (Monóxido de Carbono, Cianureto das sementes de algumas frutas) evitáveis ou com animais peçonhentos (Cobras, Escorpião amarelo, Viúva Negra), embora também possa ser fruto de sabotagem ou de algum ato criminoso premeditado, o que exige perícia e investigação por parte da polícia técnica para desvendar o possível crime.

As substâncias venenosas ou drogas por ingestão (Sonífero, Curare, Estricnina, Digitalis, Cianureto, Beladona, Arsênico, Acônito) ou inalantes como o Clorofórmio são muito utilizados por abusadores, ladrões, espiões e assassinos para entorpecerem ou eliminarem suas vítimas, muitas vezes fazendo parecer que foi um ato suicida. Por conta desse risco, os agentes secretos e as pessoas poderosas tomam sempre muito cuidado com a procedência do que ingerem quando atuam em campo ou em público.

Quem estaria por trás
dos atentados?

Dentre as substâncias tóxicas listadas há muitos gases voláteis (Gás Neurotóxico, Gás Mostarda, Gás Lacrimogêneo) de uso restrito a pelotões de choque ou a forças militares em guerra química, mas que podem ser também utilizados indevidamente contra civis indefesos por grupos terroristas, possivelmente sob influência demoníaca para obtenção velada do sacrifício coletivo de almas humanas para negociação nos mercados infernais.

Todas essas substâncias são aqui descritas com intenção informativa e esclarecedora, para conscientização de seus riscos por meio da dramatização de seus efeitos em jogo, não havendo nenhuma apologia ao uso, muito pelo contrário, pois trata-se de obra de ficção com viés educativo.

Recomendo imprimir este artigo, recortar a tabela e fixá-la detrás da divisória do Narrador, afinal, RPG é na mesa, e não no livro!

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