Translate

domingo, 28 de abril de 2024

Equipamento de Prospecção de Asteroides (Daemon Supers)

Exige o manual Supers
Há basicamente três tipos de Exoesqueletos para perfuração e carregamento de minério de asteroides e corpos cometários, cada um deles capaz de extrair um cilindro de aproximadamente 1m³ (círculo de 0,95m² x 1,05m de profundidade) de minério e de carregá-lo e descarregá-lo conforme a massa e densidade do planetoide de sua classe.

Como as atividades de prospecção são baseadas nos superpoderes do Exoesqueleto, a quantidade de vezes que um personagem consegue extrair e descarregar o minério dependem de seus pontos de Força de Vontade (WILL), os quais podem ser gastos completamente até duas vezes por dia, considerando um descanso absoluto de 4 horas entre dois turnos de 6 horas de duração cada, descansos que também incluem o reabastecimento de energia do Exoesqueleto. Os testes de NP contra a dureza dos materiais podem ser desprezados, considerando-se que o prospector esteja insistindo durante o tempo que for necessário para extrair o minério.

Ao final de cada jornada de dois turnos deve ser feito um Teste de Engenharia (Mineração) a fim de identificar perigos e avaliar riscos ocupacionais, abater chocos (fragmentos desarticulados de rochas localizados nos tetos e laterais das galerias de minas subterrâneas com risco de queda), ou fazer o escoramento ou fixação adequada e segura de blocos instáveis. A falha no teste leva às seguintes consequências (1d10):

  1. Atmosfera explosiva
  2. Deficiência de oxigênio
  3. Interrupção da energia para o sistema de ventilação mecânica
  4. Falha na proteção respiratória
  5. Falha na proteção auditiva
  6. Desabamentos (instabilidade dos maciços naturais ou modificados ou construídos pela organização)
  7. Incêndios
  8. Excesso de fluidos nos trajes pressurizados
  9. Rompimento de silo de armazenagem e tranferência (colapso de estrutura em pilhas)
  10. Rompimento de barragem de rejeitos

Lembrando que os Exoesqueletos mais pesados conseguem extrair minérios menos densos mas não o inverso, e lembrando também que os Exoesqueletos não incluem a proteção ambiental para o vácuo, então devem ser utilizados junto com um traje pressurizado de astronauta.

Exoesqueleto Classe KO (Kuiper-Oort)

Custo de Aprimoramento: Superpoderes 1 [Escavações 10, 18, 18, 19] e [Força 9, 26]
Máquina autopropelida com capacidade de perfurar corpos cometários (dureza FR 15) e de carregar e descarregar cilindros de minério com densidade de aproximadamente 500kg/m³ nos silos de armazenamento e transferência.

Exoesqueleto Classe CS (Carbonáceo-Silicático)

Custo de Aprimoramento: Superpoderes 2 [Escavações 26, 18, 18, 19] e [Força 26, 43]
Máquina autopropelida com capacidade de perfurar asteroides não-metálicos (dureza FR 30) e de carregar e descarregar cilindros de minério com densidade de aproximadamente 3500kg/m³ nos silos de armazenamento e transferência.

Exoesqueleto Classe M (Metálicos)

Custo de Aprimoramento: Superpoderes 2 [Escavações 45, 18, 18, 19] e [Força 0, 50]
Máquina autopropelida com capacidade de perfurar asteroides metálicos (dureza FR 50) e de carregar e descarregar cilindros de minério com densidade de aproximadamente 8000kg/m³ nos silos de armazenamento e transferência.

Usina de Beneficiamento Mineral

Custo de Aprimoramento: Superpoderes 1 [Conjuração 56, 44]
Máquina estacionária capaz de tratar até 40m³ ou até 320ton de minério bruto dos silos de armazenamento e transferência, visando a preparação granulométrica, purificação ou enriquecimento por métodos físicos ou químicos, sem alteração da sua constituição química. Nos próximos artigos traremos tabelas detalhadas de beneficiamento e refino do minério dos asteroides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário