Translate

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Um RPG eletrônico sobre jogadores de RPG de mesa

Acho que todo mundo que já jogou algum RPG de videogame antigo – como Chrono Trigger, The Legend of Mana ou Final Fantasy (antes de virar 3D) – e depois descobriu alguma versão do programa RPG Maker para computador, já sonhou em criar seu próprio jogo de RPG eletrônico.

O problema é que a maior parte dos que tentam usar o programa acabam apenas criando cópias clonadas de jogos famosos de fantasia medieval, limitados pela biblioteca gráfica oferecida pelo próprio RPG Maker e sem querer alterar nada no sistema de jogo que já vem pronto, apesar de ser totalmente customizável.

Mais outro Final Fantasy.


Eu prefiro ficar testando os limites das "engines" com novos conceitos e possibilidades que nunca joguei, mesmo aproveitando formatos de jogos já estabelecidos.

Dentre as ideias que tive (e anotei para desenvolver quando tivesse tempo), uma das mais recentes foi essa do título da postagem: um RPG eletrônico sobre jogadores de RPG de mesa.

Sim, foi uma das inspirações, porém o meu é mais para RPG do que para estratégia.

O personagem principal seria um mestre de RPG que, com sua equipe imaginária de criaturas e vilões, desafia grupos de jogadores de todos os tipos (power gamers, advogados de regras, etc) em suas casas, em eventos regionais, em casas de jogos e em mesas online enquanto explora novos mundos literários e cumpre missões do cotidiano que o farão se tornar um mestre cada vez melhor e talvez até um autor de suplementos ou de livros de RPG conhecido.

A cada novo manual de RPG que ele conhece, vai adquirindo novas técnicas (mecânicas de jogo) e imaginando novos universos de jogo (os planos de fundo onde se passam as batalhas/sessões de jogo). Já ao ler bestiários ele adquire o poder de invocar novas criaturas para desafiar os jogadores, e ao ler literatura de fantasia ele encontra ideias para compor seus próprios vilões, que evoluem com ele conforme vivem cada vez mais aventuras e campanhas.

Será um jogo muito foda, e uma homenagem a toda essa cultura de jogos de papel que tanto gostamos.

6 comentários:

  1. tinha uma jogo antigo nao me lembro o nome era sobre um mestre reunir seus jogadores para uma partida de rpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, cavaleiro_andante. Por favor, se descobrir o nome desse jogo ou alguma outra referência, por favor me diga. Na fase inicial, toda fonte de inspiração é bem-vinda!

      A princípio este meu jogo será mais sobre a própria jornada do mestre, encontrando novas situações para praticar seu passatempo favorito, conhecendo novas ambientações e aprendendo novos jeitos de jogar enquanto supera obstáculos do mundo real à prática do jogo.

      Excluir
    2. nao tenho certeza mas era um point and click o site q peguei ele saiu fora do ar a muito tempo, era tilt total joguei le poucopor isso nao lembro muito bem como era o jogo apenas lembrei da premissa do jogo

      Excluir
    3. Só pela dica do "point and click" já deu para achar: o jogo é No-Action Jackson! Valeu, cara!

      Excluir
    4. FODA! Tb tenho vontade de criar um jogo onde o jogador seja o "mestre". Adorei a referência, e muito boa sorte na empreitada.

      Excluir
    5. Obrigado, Senkh! Outra referência de video game que me passaram foi o Doom & Destiny. Quanto a livros sobre RPG, vou utilizar o Robin's Laws of Good Gamemastering, os Slayer Guides to Dungeon Masters e to Rules Lawyers, e o Munchkin's Guide to Power Gaming, principalmente para definir os tipos de jogadores com quem o Mestre terá que lidar.

      Excluir