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domingo, 10 de fevereiro de 2013

FVM2013: Cosmonáufragos: Mecânica da sessão de jogo

Material necessário

  • Para dois a seis participantes: um maço de baralho comum com um par de coringas;
  • Para sete a treze participantes: dois maços de baralho comuns com um par de coringas cada;
  • Um quebra-cabeças com pelo menos 24 peças;
  • Um dicionário completo (não resumido);
  • Uma sala ou outro local reservado com assentos para todos os participantes;

Instruções

  1. Embaralha-se um maço de cartas comum;
  2. Distribui-se uma mão de quatro cartas para cada participante, que podem mostrar as cartas uns para os outros a fim de se ajudarem nos testes;
  3. Determina-se se a vez de cada participante será no sentido horário ou anti-horário e determina-se quem começará a jogar primeiro. Essa pessoa então descreve o que descobriu e o que busca (podendo ler documentos que devem ser impressos ou transcritos a partir da comunidade do jogo), escolhendo até quatro cartas do mesmo naipe para tentar um teste, podendo baixar: uma carta (que não seja um coringa), uma dupla, uma trinca, uma quadra ou uma sequência de duas a quatro cartas (podendo após o rei seguir com o ás, o dois e assim por diante), podendo usar no máximo um coringa ao baixar mais de uma carta, e podendo ser ajudado com cartas a mais do mesmo naipe fornecidas por outros participantes, como se agissem em conjunto;
  4. Sorteia-se do monte o mesmo número de cartas que as baixadas pelos participantes e, sem se levar em consideração os naipes, compara-se a maior carta isolada, ou par, ou trinca, ou quadra, ou sequência para saber se o total é inferior, igual ou superior ao baixado pelos participantes (conta-se o valor das cartas de 1 (ás) a 10 e depois de 11 (valete) a 13 (rei), podendo seguir a sequência com outro ás e assim por diante);
  5. Se o valor da configuração das cartas do monte for inferior à dos participantes, estes são bem sucedidos em sua busca;
  6. Se o vaor da configuração das cartas do monte for igual ou superior à dos participantes, estes precisam se esforçar se quiserem obter sucesso, conforme o naipe do tipo de ação tentada:
  7. O naipe de ouros (elemento terra) é usado para tentar ações físicas e caso não se obtenha sucesso nas cartas, cada um dos participantes que baixaram as cartas pode tentar superar a diferença com flexões de braço para obter sucesso na ação por meio de esforço extra;
  8. O naipe de paus (elemento fogo) é usado para tentar ações de habilidade manual e caso não se obtenha sucesso nas cartas, cada um dos participantes que baixaram as cartas pode tentar superar a diferença montando um certo número de peças de um quebra-cabeças além da primeira peça para obter sucesso na ação por meio de esforço extra;
  9. O naipe de espadas (elemento ar) é usado para tentar ações de perspicácia e caso não se obtenha sucesso nas cartas, cada um dos participantes que baixaram as cartas pode tentar superar a diferença procurando no dicionário a quantidade suficiente de palavras ditas por outros participantes no prazo de dez segundos para cada palavra para obter sucesso na ação por meio de esforço extra;
  10. O naipe de copas (elemento água) é usado para tentar ações sociais de graciosidade (graça) e caso não se obtenha sucesso nas cartas, o participante que baixou as cartas pode tentar superar a diferença encenando as falas utilizadas na situação com direito a outra tentativa e a dicas de cada participante que ajudou nas cartas até que o desempenho seja considerado aceitável pelos outros participantes para obter sucesso na ação por meio de esforço extra;
  11. É a vez do próximo participante repetir os passos de 3 a 10;
  12. Segue-se assim até completar a volta pelo menos uma vez com pelo menos um dos participantes tendo obtido sucesso em sua busca ou mais voltas até que todos tenham obtido sucesso em suas buscas ou até que se acabem as buscas levadas pelos participantes para a sessão.

Considerações finais

 Essa é a ideia do sistema de jogo por enquanto, aberto a contribuições até o fim do concurso (23 de fevereiro), e dependendo ainda muito de fontes externas de conteúdo para que a sessão de jogo ocorra a contento.

2 comentários:

  1. Muito obrigado pelas sugestões, Mestre. Pareceram bastante legais, mas, para ser sincero, tenho que confessar que não entendi muito bem. Também passei pelo seu blog. Mais uma vez, boiei um pouco. Espero que seja só minha cabeça que esteja cansada. Vou dar uma passada tanto nas suas sugestões quanto no seu blog amanhã quando estiver mais descansado. Em todo caso, se puder dar uma palhinha sobre seu baralho, acho que vai ser necessária mesmo quando minha cabeça estiver mais tranquila. Abraço.

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    1. Ás vezes tenho dificuldade de me expressar de forma menos "profunda", talvez por pensar com as palavras de livros em vez da fala de pessoas, um mal de ter sido sozinho e me isolado por tempo demais.
      Quanto ao meu baralho, vou transformá-lo na estrutura narrativa de um jogo de construir novelas, uma guerra de diretores pelo roteiro da novela, publicarei as novidades aqui e no fórum assim que tiver alguma coisa pronta.
      E parabéns Daniel por ter passado para a segunda fase do Faça Você Mesmo 2013!

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